China corta 70% dos salários aos directores das empresas públicas

天下文章一大抄 / Wikimedia

Congresso do Partido Comunista da China

Congresso do Partido Comunista da China

O governo chinês decidiu cortar os salários dos executivos das empresas estatais, em mais uma medida para tentar reduzir a insatisfação popular acerca das desigualdades sociais no país, anunciou hoje a imprensa oficial.

Os cortes poderão chegar aos 70% e, segundo adiantaram alguns jornais, provavelmente será estabelecido um tecto anual de 600.000 yuan (cerca de 73.000 euros), o que corresponde a cerca de dez vezes mais do que o salário médio em Pequim.

A decisão, tomada sexta-feira pelo Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC), prevê também restrições quanto ao uso de viaturas oficiais, recepções, dimensão dos gabinetes e viagens, dentro e fora da China.

No topo de algumas empresas estatais, “há executivos com um rendimento anual de milhões de yuan e que têm ainda os privilégios dos altos funcionários da administração pública”, diz o China Daily.

Oficialmente, a China é “um estado socialista liderado pela classe trabalhadora” e as empresas estatais, que constituem o sector dominante da economia, são “propriedade de todo o povo”.

Cerca de uma centena das maiores empresas estatais chinesas são directamente tuteladas pelo Conselho de Estado, o executivo do governo central, através de um organismo chamado SASAC, cujo anterior presidente, Jiang Jiemin, está preso por corrupção.

Desde que assumiu o poder, em novembro de 2012, a nova liderança do PCC, encabeçada pelo secretário-geral do partido e Presidente da República, Xi Jinping, prometeu atacar as principais causas de descontentamento popular, nomeadamente a corrupção, as desigualdades sociais e a poluição.

Em julho passado, pela primeira vez na história da República Popular da China, a Comissão Central de Disciplina do PCC anunciou que um antigo membro do Comité Permanente do Politburo, Zhou Yongkang, estava a ser investigado por suspeita de corrupção.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. medida que devia existir neste “país sem futuro”!!!!!… querias, não povo otário?!! democracia é: miséria para o povo… fartura para os políticos e seus lacaios e favorecimento do ultra-capitalismo a que chamam neoliberalismo, aos corruptos (com p, não é? ) …já nem sei como se escreve com o novo idioma de “pretuguês-maning-de-bué”… …….desculpem!!!

RESPONDER

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …