China confina cidade de Jilin para travar nova vaga de covid-19

As autoridades chinesas acreditam que os novos casos podem estar relacionados com o surto que surgiu em Shulan, cidade perto da fronteira com a Rússia.

A cidade de Jilin, localizada na província do nordeste da China, junto à fronteira com a Rússia, avançou com novas medidas de confinamento depois de ter registado um aumento de infetados de covid-19, avança o jornal espanhol La Vanguardia.

Para evitar uma segunda vaga, a cidade suspendeu todos os serviços de transportes públicos e fechou outra vez as escolas e vários locais públicos, como teatros e cafés, cita o jornal online Observador.

“A atual situação da covid-19 é bastante complexa e séria, e há um risco enorme de que o vírus se propague ainda mais. Para impedir a propagação da epidemia, decidimos implementar medidas de controlo na área urbana de Jilin”, afirmou Gai Dongping, vice-presidente da câmara da cidade, numa conferência de imprensa esta quarta-feira.

De acordo com o jornal espanhol, cinco dos seis novos casos podem estar relacionados com o surto que surgiu em Shulan, cidade perto da fronteira com a Rússia, país que agora é o centro da pandemia no continente europeu.

Numa questão de poucos dias, a Rússia tornou-se no terceiro maior foco mundial do novo coronavírus, com mais de 250 mil casos confirmados. Nos últimos tempos, o país tem registado cerca de 10 mil novos casos a cada dia. Em contrapartida, registam-se apenas pouco mais de duas mil mortes, embora muitos duvidem dos números oficiais.

Atualmente, segundo a Comissão Nacional de Saúde da China, existem 104 pessoas infetadas na China, das quais 10 estão em estado grave.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …