China ameaça EUA e Taiwan: “Quem brinca com o fogo, queima-se”

Ritchie B. Tongo / EPA

Secretário de Estado da Saúde dos EUA, Alex Azar em visita ao Taiwan.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, disse que Pequim continua a opor-se a quaisquer laços oficiais entre os EUA e Taiwan.

A Presidente de Taiwan recebeu esta segunda-feira o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, na mais importante deslocação de membros do Governo norte-americano desde a rutura formal das relações diplomáticas entre Washington e Taipé, em 1979.

Durante a visita de Azar, aviões da força aérea chinesa cruzaram a linha imaginária que separa o estreito de Taiwan. Segundo um comunicado difundido pelo ministério da Defesa de Taiwan, caças J-10 e J-11 sobrevoaram a referida área.

O exército da ilha seguiu os aviões, através do sistema de mísseis antiaéreos terrestres, e emitiu uma advertência verbal aos caças chineses, antes de enviar uma patrulha para os intercetar e “expulsá-los”.

Agora, a China avisa os dois países de que uma cooperação bilateral mais próxima arrisca uma reação negativa de Pequim, escreve a Newsweek.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, disse aos jornalistas, na quarta-feira, que Pequim continua a opor-se a quaisquer laços oficiais entre os EUA e Taiwan. Zhao disse: “Pessoas que brincam com o fogo, queimam-se”, relatou o Beijing Daily, com a Reuters e o jornal estatal chinês Xinhua a noticiarem traduções semelhantes.

Os EUA apoiaram a luta pela independência em Taiwan com a venda de armas e são legalmente obrigados a ajudar a defender a ilha contra qualquer invasão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A China já pensa que controla o mundo. Quando é que vamos acordar, é fazer alguma coisa para que isso não aconteça. Também não percebo por um lado estamos a pagar impostos para lutar contra a corrupção escravatura descriminação, poluição, mas por outro estamos a suportar tudo isto que vem e exista na China. Pois são quem produzem mais poluição, aonde existe mais escravatura, descriminação, branqueamento de capital. Será que alguém já pensou o que vai acontecer ao mundo se a China começar a pensar que tem a possibilidade de o controlar. Trabalhei com chineses 30 anos, só têm a possibilidade se continuarmos a dar-lhes tudo o que desenvolvemos, pois não têm criatividade.

  2. concordo plenamente se repararmos eles querem mesmo é controlar o nosso mundo e fazer escravos, se pensarmos bem este mundo actual quer ser controlado por meia dúzia de ditadores, estamos a voltar ao passado mas não há hipótese porque a verdade e justiça estará sempre ao de cima.

  3. A china, uma ditadura miserável, a fazer ameaças ao mundo democrático, e ninguém enxerga esta pouca vergonha!Vergonhoso o que se está a passar!

  4. Pois, os chineses tentam controlar tudo, Hong-Kong já está sob ameaça e digam adeus à liberdade, em seguida acontecerá o mesmo em Macau porque tudo isto já lhes pertence, em África vão-se infiltrando matreiramente até dominarem a seu belo prazer, a ajudar têm europeus e americanos que tudo lhes compram e lhes vão enchendo os cofres.

  5. O chefe da revolução Russa que implantou o comunismo disse para os seus colegas, camaradas temos que enforcar a burguesia um deles disse-lhe mas nós não temos a corda o chefe respondeu-lhe é a própria burguesia que nos vai dar, é o que a china esta a fazer com o mundo inteiro. O verdadeiro mundo democrático esteja atento pois há muita ditadura encarapuçada de democracia.

  6. Para esquerdopatas e socialixos, a cchina é um paraíso!!!! Podem já ir andando para lá… que limpinho ficava este país!!!…

RESPONDER

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …