/

China ameaça EUA e Taiwan: “Quem brinca com o fogo, queima-se”

11

Ritchie B. Tongo / EPA

Secretário de Estado da Saúde dos EUA, Alex Azar em visita ao Taiwan.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, disse que Pequim continua a opor-se a quaisquer laços oficiais entre os EUA e Taiwan.

A Presidente de Taiwan recebeu esta segunda-feira o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, na mais importante deslocação de membros do Governo norte-americano desde a rutura formal das relações diplomáticas entre Washington e Taipé, em 1979.

Durante a visita de Azar, aviões da força aérea chinesa cruzaram a linha imaginária que separa o estreito de Taiwan. Segundo um comunicado difundido pelo ministério da Defesa de Taiwan, caças J-10 e J-11 sobrevoaram a referida área.

O exército da ilha seguiu os aviões, através do sistema de mísseis antiaéreos terrestres, e emitiu uma advertência verbal aos caças chineses, antes de enviar uma patrulha para os intercetar e “expulsá-los”.

Agora, a China avisa os dois países de que uma cooperação bilateral mais próxima arrisca uma reação negativa de Pequim, escreve a Newsweek.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, disse aos jornalistas, na quarta-feira, que Pequim continua a opor-se a quaisquer laços oficiais entre os EUA e Taiwan. Zhao disse: “Pessoas que brincam com o fogo, queimam-se”, relatou o Beijing Daily, com a Reuters e o jornal estatal chinês Xinhua a noticiarem traduções semelhantes.

Os EUA apoiaram a luta pela independência em Taiwan com a venda de armas e são legalmente obrigados a ajudar a defender a ilha contra qualquer invasão.

ZAP //

11 Comments

  1. A China já pensa que controla o mundo. Quando é que vamos acordar, é fazer alguma coisa para que isso não aconteça. Também não percebo por um lado estamos a pagar impostos para lutar contra a corrupção escravatura descriminação, poluição, mas por outro estamos a suportar tudo isto que vem e exista na China. Pois são quem produzem mais poluição, aonde existe mais escravatura, descriminação, branqueamento de capital. Será que alguém já pensou o que vai acontecer ao mundo se a China começar a pensar que tem a possibilidade de o controlar. Trabalhei com chineses 30 anos, só têm a possibilidade se continuarmos a dar-lhes tudo o que desenvolvemos, pois não têm criatividade.

  2. concordo plenamente se repararmos eles querem mesmo é controlar o nosso mundo e fazer escravos, se pensarmos bem este mundo actual quer ser controlado por meia dúzia de ditadores, estamos a voltar ao passado mas não há hipótese porque a verdade e justiça estará sempre ao de cima.

  3. A china, uma ditadura miserável, a fazer ameaças ao mundo democrático, e ninguém enxerga esta pouca vergonha!Vergonhoso o que se está a passar!

  4. Pois, os chineses tentam controlar tudo, Hong-Kong já está sob ameaça e digam adeus à liberdade, em seguida acontecerá o mesmo em Macau porque tudo isto já lhes pertence, em África vão-se infiltrando matreiramente até dominarem a seu belo prazer, a ajudar têm europeus e americanos que tudo lhes compram e lhes vão enchendo os cofres.

  5. O chefe da revolução Russa que implantou o comunismo disse para os seus colegas, camaradas temos que enforcar a burguesia um deles disse-lhe mas nós não temos a corda o chefe respondeu-lhe é a própria burguesia que nos vai dar, é o que a china esta a fazer com o mundo inteiro. O verdadeiro mundo democrático esteja atento pois há muita ditadura encarapuçada de democracia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.