China ameaça EUA e Taiwan: “Quem brinca com o fogo, queima-se”

Ritchie B. Tongo / EPA

Secretário de Estado da Saúde dos EUA, Alex Azar em visita ao Taiwan.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, disse que Pequim continua a opor-se a quaisquer laços oficiais entre os EUA e Taiwan.

A Presidente de Taiwan recebeu esta segunda-feira o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, na mais importante deslocação de membros do Governo norte-americano desde a rutura formal das relações diplomáticas entre Washington e Taipé, em 1979.

Durante a visita de Azar, aviões da força aérea chinesa cruzaram a linha imaginária que separa o estreito de Taiwan. Segundo um comunicado difundido pelo ministério da Defesa de Taiwan, caças J-10 e J-11 sobrevoaram a referida área.



O exército da ilha seguiu os aviões, através do sistema de mísseis antiaéreos terrestres, e emitiu uma advertência verbal aos caças chineses, antes de enviar uma patrulha para os intercetar e “expulsá-los”.

Agora, a China avisa os dois países de que uma cooperação bilateral mais próxima arrisca uma reação negativa de Pequim, escreve a Newsweek.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, disse aos jornalistas, na quarta-feira, que Pequim continua a opor-se a quaisquer laços oficiais entre os EUA e Taiwan. Zhao disse: “Pessoas que brincam com o fogo, queimam-se”, relatou o Beijing Daily, com a Reuters e o jornal estatal chinês Xinhua a noticiarem traduções semelhantes.

Os EUA apoiaram a luta pela independência em Taiwan com a venda de armas e são legalmente obrigados a ajudar a defender a ilha contra qualquer invasão.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A China já pensa que controla o mundo. Quando é que vamos acordar, é fazer alguma coisa para que isso não aconteça. Também não percebo por um lado estamos a pagar impostos para lutar contra a corrupção escravatura descriminação, poluição, mas por outro estamos a suportar tudo isto que vem e exista na China. Pois são quem produzem mais poluição, aonde existe mais escravatura, descriminação, branqueamento de capital. Será que alguém já pensou o que vai acontecer ao mundo se a China começar a pensar que tem a possibilidade de o controlar. Trabalhei com chineses 30 anos, só têm a possibilidade se continuarmos a dar-lhes tudo o que desenvolvemos, pois não têm criatividade.

  2. concordo plenamente se repararmos eles querem mesmo é controlar o nosso mundo e fazer escravos, se pensarmos bem este mundo actual quer ser controlado por meia dúzia de ditadores, estamos a voltar ao passado mas não há hipótese porque a verdade e justiça estará sempre ao de cima.

  3. A china, uma ditadura miserável, a fazer ameaças ao mundo democrático, e ninguém enxerga esta pouca vergonha!Vergonhoso o que se está a passar!

  4. Pois, os chineses tentam controlar tudo, Hong-Kong já está sob ameaça e digam adeus à liberdade, em seguida acontecerá o mesmo em Macau porque tudo isto já lhes pertence, em África vão-se infiltrando matreiramente até dominarem a seu belo prazer, a ajudar têm europeus e americanos que tudo lhes compram e lhes vão enchendo os cofres.

  5. O chefe da revolução Russa que implantou o comunismo disse para os seus colegas, camaradas temos que enforcar a burguesia um deles disse-lhe mas nós não temos a corda o chefe respondeu-lhe é a própria burguesia que nos vai dar, é o que a china esta a fazer com o mundo inteiro. O verdadeiro mundo democrático esteja atento pois há muita ditadura encarapuçada de democracia.

  6. Para esquerdopatas e socialixos, a cchina é um paraíso!!!! Podem já ir andando para lá… que limpinho ficava este país!!!…

RESPONDER

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …