China arrisca ficar de cofres vazios a meio do ano

Wu Hong / EPA

Edifício sede do Banco Central da China, em Pequim

A economia chinesa continua em maré de dificuldades e os Bancos de Investimento internacionais não têm boas expectativas para o curto prazo. Há analistas que vêem as reservas do país a esvaziarem-se.

O Banco Popular da China tem actuado na economia, nomeadamente desvalorizando o yuan e usando as “almofadas financeiras” para injectar capital no sistema financeiro, de modo a tentar travar a onda de declínio.

Mas esta intervenção poderá, no curto prazo, ter consequências ainda mais graves para a economia chinesa, conforme vaticinam especialistas do Société Générale, um dos maiores bancos da Europa com sede em França.

Num relatório publicado nesta semana, a instituição alerta que as reservas nos cofres chineses podem evaporar-se em cerca de seis meses, o que colocaria a China à mercê dos investidores internacionais.

As reservas chinesas totalizavam 3,33 biliões de dólares (cerca de três biliões de euros) em Dezembro de 2015, segundo dados oficiais do país. Neste fim-de-semana, devem ser conhecidos os novos dados actualizados.

Contudo, a tendência de queda nas reservas, verificada desde 2014, faz temer o pior cenário.

“As reservas da China já caíram em 663 mil milhões de dólares [594 mil milhões de euros], desde meados de 2014, e um declínio maior desta escala começaria a enfraquecer seriamente a capacidade das autoridades chinesas controlarem a moeda e de mitigarem a futura balança de pagamentos”, alerta a representante do Société Générale para a economia chinesa, Wei Yao, citada pelo site MarketWatch.

“Ao ritmo actual, o Banco Popular da China apenas conseguirá defender a moeda nacional por mais dois ou três trimestres“, avisa ainda a economista.

O estratega global do Société Générale, Albert Edwards, também citado pelo MarketWatch, estima que as reservas de moeda estrangeira caíram em cerca de 120 mil milhões de dólares só em Janeiro.

Este especialista vaticina que a queda deverá continuar nos próximos meses.

“Quando as reservas chegarem a 2,8 biliões de dólares [2,5 biliões de euros] – o que, a este ritmo, deverá levar apenas mais alguns meses – as reservas de moeda estrangeira cairão para baixo do nível mínimo recomendado pelo FMI”, salienta Albert Edwards.

Num cenário destes, o Banco Popular da China poderá ser obrigado a deixar o yuan flutuar livremente, perdendo a capacidade para defender o valor da moeda, o que será dramático para a economia do país mais populoso do mundo e, consequentemente, para a economia mundial.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Desculpe mas não concordo. Seria mais proveitoso aconselharem-se com o Ricardo Salgado o Álvaro Sobrinho com a supervisão sempre ”legal” do Rui Rangel. Assim sim.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …