/

China tem arma sónica portátil para controlar multidões

1

Investigadores da Chinese Academy of Sciences criaram uma arma sónica portátil projetada para ajudar polícias e agências militares a dispersar multidões.

A China desenvolveu a primeira arma sónica portátil, um aparelho desenvolvido por militares, em conjunto com as forças da Lei, que pretende ajudar a dispersar multidões.

Segundo os investigadores da Chinese Academy of Sciences, trata-se da primeira arma sónica portátil a nível mundial. Este instrumento causa um “efeito biológico” de desconforto extremo, com vibrações causadas nos ouvidos, nos olhos, no estômago, no fígado e no cérebro.

Xie Xiujuan, professor na Chinese Academy of Sciences, explica que o dispositivo contém uma espécie de contentor, em forma de tubo, com gás inerte. Ao serem aquecidas, as partículas do gás vibram e criam um som profundo.

De acordo com o Futurism, a arma dispara ondas contínuas de som de baixa frequência para produzir estas vibrações. Há vários estudos científicos que provam que este tipo de som causa desconforto, tonturas, fadiga, dores de cabeça e palpitações no coração.

A arma já passou nos testes e os cientistas já terão concluído o estudo sobre os efeitos no corpo humano. Contudo, ainda não há, para já, indicações de quando é que o dispositivo vai começar a ser usado.

Esta arma é mais pequena e leve, o que significa que poderá ser facilmente utilizada pelas autoridades chinesas. Esta arma sónica portátil surge num momento em que o país atravessa um clima tenso, provocado pela forma como as autoridades estão a agir para controlar os protestos pró-democracia em Hong Kong.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.