/

Há centenas de ilhas chinesas desabitadas para alugar (mas não basta assinar um contrato)

A província de Liaoning, no nordeste da China, é o lar de centenas de pequenas ilhas desabitadas – e estão disponíveis para alugar, de acordo com a CNN.

A emissora norte-americana adianta que os departamentos de Finanças e Recursos Naturais de Liaoning emitiram um comunicado, em julho, que circulou amplamente nas redes sociais chinesas e que listava “taxas de uso” para as ilhas desabitadas.

Liaoning abriga o maior número de ilhas no norte da China: no total, são 633 ilhas, das quais 44 são habitadas e as 589 restantes estão vazias. Embora algumas das ilhas fiquem na costa do Mar Amarelo, muitas estão espalhadas ao longo do rio Yalu, que separa a província da vizinha Coreia do Norte.

Nos últimos anos, a pressão sobre os recursos marinhos da região aumentou e algumas das ilhas e o seu território marinho circundante foram “usados de forma ineficiente e extensa”, segundo o relatório da Xinhua.

Embora as ilhas, como a maioria das terras e recursos da China, sejam propriedade do Governo, podem ser alugadas a particulares, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

As ilhas podem custar até 25 milhões de yuans (cerca de 3,07 milhões de euros) por hectare por ano. O preço depende de vários fatores, incluindo o será desenvolvido e para que fins. O valor mais baixo que você pode chegar é 452 euros, escolhendo as opções mais baratas de todos os fatores: as ilhas de classificação mais baixa numa escala de seis níveis, que é classificada com base no “desenvolvimento socioeconómico”.

Porém, juntar dinheiro não é suficiente. A ilha também teria de atender aos padrões de “uso primordial”, o que significa que não requer recuperação de terras ou outros tipos de desenvolvimento de terras que poderiam elevar o preço em 20 vezes. Esta exigência atua como um impedimento para o desenvolvimento em vez de encorajar a proteção.

Além disso, depende do que se quer fazer na ilha – turismo, agricultura, pesca, energia renovável, desenvolvimento urbano ou outros. Existem nove categorias de usos possíveis, cada uma com preços diferentes. Turismo e entretenimento são os propósitos normalmente escolhidos, segundo Yu Xingguang, membro do Terceiro Instituto de Oceanografia da China, de acordo com o jornal estatal chinês Global Times.

A perspectiva de possuir uma ilha fez barulho na rede social chinesa Weibo, mas as autoridades alertaram que não era tão simples como assinar um contrato e fazer as malas.

O objetivo é garantir uma melhor proteção das ilhas, o que significa que os potenciais inquilinos terão de passar por um longo e rigoroso processo de inscrição. O inquilino precisaria de enviar relatórios do projeto para demonstrar conformidade com a regulamentação ambiental, bem como planos específicos de desenvolvimento e utilização. Apenas após uma análise cuidadosa, os inquilinos são aprovados e recebem as chaves para a sua nova ilha desabitada.

A China tem atraído o escrutínio internacional nos últimos anos pelo seu aumento na dragagem e recuperação de terras para construir ilhas artificiais. Em 2018, o Governo anunciou que deixaria de aprovar a recuperação comercial de terras. No ano seguinte, lançou iniciativas para restaurar os recifes de coral danificados pela recuperação de terras.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.