China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio.

Já tinham sido detectados vestígios do vírus em amostras de comida congelada e de embalagens alimentares. Contudo, a carga do vírus encontrada era muito baixa e não tinham sido isolados vírus vivos. Até agora.

Na China, o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CCPD) assegura que detectou e isolou amostras vivas do novo coronavírus na parte externa de uma embalagem de bacalhau congelado, conforme reporta a agência Reuters.

Esta descoberta foi feita no âmbito de investigações à origem de um surto de covid-19 na cidade chinesa de Qingdao.

Acredita-se que o surto na cidade teve origem em dois trabalhadores portuários que foram inicialmente diagnosticados com infecções assintomáticas em Setembro.

As autoridades acreditam que foi o descuido destes dois trabalhadores na desinfecção e no uso de materiais de protecção que fez alastrar o vírus até um hospital e depois, pelo resto da cidade.

Surge, assim, a ideia de que os trabalhadores podem ter apanhado o vírus através de embalagens de comida congelada, mas não há provas disso.

O professor de virologia Jin Dong-Yan da Universidade de Hong Kong refere, citado pela Reuters, que eles podem ter contraído o vírus noutro lado e ter então contaminado as embalagens onde mexeram no porto.

De qualquer modo, a descoberta do CCPD indicia que o novo coronavírus pode viajar até longas distâncias através de comida congelada.

Até agora, não há nenhum caso confirmado de pessoas que tenham contraído o vírus pelo contacto com alimentos congelados. De resto, o CCPD afiança que o risco de isso acontecer é muito baixo.

Apesar disso, o Centro chinês aconselha quem lida com produtos congelados a evitar o contacto directo com as embalagens. Além disso, nota que não devem tocar na boca, nem no nariz, antes de tirarem o equipamento protector e de desinfectarem as mãos.

Devem ainda fazer testes de despistagem regularmente, aponta o CCPD.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não é só na comida deles (chinesa) que está infectadas com o vírus covi-19. As próprias vacinas chinesas para exportação estão também infectas com o vírus.

RESPONDER

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …