China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio.

Já tinham sido detectados vestígios do vírus em amostras de comida congelada e de embalagens alimentares. Contudo, a carga do vírus encontrada era muito baixa e não tinham sido isolados vírus vivos. Até agora.

Na China, o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CCPD) assegura que detectou e isolou amostras vivas do novo coronavírus na parte externa de uma embalagem de bacalhau congelado, conforme reporta a agência Reuters.

Esta descoberta foi feita no âmbito de investigações à origem de um surto de covid-19 na cidade chinesa de Qingdao.

Acredita-se que o surto na cidade teve origem em dois trabalhadores portuários que foram inicialmente diagnosticados com infecções assintomáticas em Setembro.

As autoridades acreditam que foi o descuido destes dois trabalhadores na desinfecção e no uso de materiais de protecção que fez alastrar o vírus até um hospital e depois, pelo resto da cidade.

Surge, assim, a ideia de que os trabalhadores podem ter apanhado o vírus através de embalagens de comida congelada, mas não há provas disso.

O professor de virologia Jin Dong-Yan da Universidade de Hong Kong refere, citado pela Reuters, que eles podem ter contraído o vírus noutro lado e ter então contaminado as embalagens onde mexeram no porto.

De qualquer modo, a descoberta do CCPD indicia que o novo coronavírus pode viajar até longas distâncias através de comida congelada.

Até agora, não há nenhum caso confirmado de pessoas que tenham contraído o vírus pelo contacto com alimentos congelados. De resto, o CCPD afiança que o risco de isso acontecer é muito baixo.

Apesar disso, o Centro chinês aconselha quem lida com produtos congelados a evitar o contacto directo com as embalagens. Além disso, nota que não devem tocar na boca, nem no nariz, antes de tirarem o equipamento protector e de desinfectarem as mãos.

Devem ainda fazer testes de despistagem regularmente, aponta o CCPD.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não é só na comida deles (chinesa) que está infectadas com o vírus covi-19. As próprias vacinas chinesas para exportação estão também infectas com o vírus.

RESPONDER

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …