Já só metade dos americanos acha que a Rússia é “o inimigo”

Enquanto o Presidente Donald Trump pressiona para que se chegue a um acordo que ponha fim à guerra da Rússia na Ucrânia, as atitudes dos americanos, especialmente dos republicanos, estão a mudar.

A percentagem de americanos que consideram a Rússia um “inimigo” caiu para o seu ponto mais baixo desde que começou a sua invasão em grande escala da Ucrânia em 2022, de acordo com uma sondagem publicada na quinta-feira pelo Pew Research Center.

A variação registada deve-se em grande parte à evolução da opinião entre os republicanos, após as mudanças drásticas na política e diplomacia dos EUA em relação à Rússia e à Ucrânia sob o presidente Donald Trump.

A pesquisa descobriu que a percentagem de norte-americanos que disseram que a Rússia era um “inimigo” caiu para 50%, de 61% em abril de 2024 e 70% em março de 2022, logo após o início da invasão.

O abrandamento das opiniões negativas em relação à Rússia foi muito mais acentuado entre os eleitores republicanos.

Apenas 40% dos republicanos consideraram agora a Rússia um inimigo, face a 58% no ano passado e 69% em março de 2022. 34% dos americanos em geral agora descrevem a Rússia como um concorrente dos Estados Unidos, enquanto 9% dizem que é um parceiro dos EUA, nota o The Washington Post.

O número de 40% é próximo do que se registava antes de a Rússia invadir a Ucrânia. Em janeiro de 2022, 39% dos republicanos viam a Rússia como um inimigo. A parcela de republicanos que olham para a Rússia como um “parceiro” subiu acima dos níveis anteriores à invasão, para 12%.

“Há mais republicanos a olhar para a Rússia como um concorrente do que como um inimigo pela primeira vez desde antes do início da guerra Rússia-Ucrânia”, escrevem os autores da pesquisa.

De acordo com a sondagem do Pew, menos americanos dizem agora que os EUA têm a responsabilidade de ajudar a Ucrânia a defender-se da invasão russa: 44% em comparação com 50% após as eleições presidenciais americanas em novembro.

Cerca de 47% dos norte-americanos estão extremamente ou muito preocupados com a possibilidade de a Rússia invadir outros países e 43% estão preocupados com a possibilidade de a Rússia derrotar e conquistar a Ucrânia.

Nos últimos meses, os republicanos ficaram menos preocupados com ambas as questões — ao contrário do que aconteceu com os democratas, revela o inquérito do Pew Research Center.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.