/

Chile vira à direita. Antigo presidente Sebastián Piñera está de volta

Elvis Gonzalez / EPA

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera

O antigo chefe de Estado conservador Sebastián Piñera venceu este domingo a segunda volta das eleições presidenciais no Chile, sucedendo à socialista Michelle Bachelet e confirmando a viragem à direita no país da América Latina.

Segundo os resultados divulgados pela autoridade eleitoral chilena quando faltava apenas contar 1% dos votos, o empresário Sebastián Piñera registava 54,57% dos votos.

O jornalista de centro-esquerda e senador Alejandro Guillier, que concorreu com o apoio da coligação Nova Maioria, obteve o voto de mais de 3,1 milhões de chilenos, correspondentes a 45,43% da votação.

Na primeira volta, realizada a 19 de novembro, Piñera tinha conseguido recolher 36,6% dos votos, enquanto Gullier se tinha ficado pelos 22,7%.

O candidato conservador, de 68 anos, que liderou o país entre 2010 e 2014, regressa à presidência do Chile a partir de Março de 2018, altura em que substitui no cargo a actual presidente, Michelle Bachelet.

Com uma fortuna avaliada em 2700 milhões de dólares e terceira pessoa mais rica do Chile, Piñera prometeu, durante a campanha, “corrigir as reformas adoptadas por Michelle Bachellet”, que na sua opinião terão levado ao pior desempenho da economia chilena em quase uma década.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.