/

Cher ajuda Kaavan, o elefante mais solitário do mundo, a encontrar uma nova vida (e até o amor)

Sohail Shahzad / EPA

Kaavan, o elefante mais solitário do mundo

Também há boas notícias em 2020. Depois de vários anos de maus-tratos num jardim zoológico no Paquistão, Kaavan chegou ao Cambodja na segunda-feira, dia 30 de novembro, e foi recebido pela cantora norte-americana Cher.

Kaavan, um elefante macho de 36 anos, tem finalmente uma nova casa. Depois de anos de maus-tratos num jardim zoológico no Paquistão, o animal chegou ao Cambodja na segunda-feira, dia 30 de novembro.

O caso de Kaavan, apelidado de “elefante mais solitário do mundo”, causou muita polémica entre grupos de defesa dos animais, que solicitaram a transferência do animal de um jardim zoológico de Islamabad, acusado de oferecer más condições e maus-tratos.

De acordo com a CBS News, a causa foi promovida numa campanha nas redes sociais pela cantora norte-americana Cher, que viajou até ao Paquistão para mudar a vida deste elefante.

A AFP avança que a artista foi vista no aeroporto de Siem Reap, no noroeste do Cambodja, e acenou com entusiasmo depois da aterragem do avião. “Estou muito orgulhosa de ele estar aqui”, disse Cher, depois de cumprimentar Kaavan por uma abertura na base da caixa. “Ele vai ser muito feliz.”

https://twitter.com/fourpawsint/status/1333328772943261696

A tão esperada viagem aconteceu “sem incidentes”, disse Amir Khali, veterinário do grupo de bem-estar animal Four Paws. Kaavan portou-se “como um viajante frequente”, “comeu” e “não estava stressado”. “Estava até um pouco adormecido, de pé, apoiado na parede da jaula”, contou Khali.

O santuário cambojano, a nova casa de Kaavan, abriga mais de 80 elefantes. A cantora financiou parte do custo da viagem e visitou o Paquistão para ver de perto o adeus do elefante. Na ocasião, reuniu-se com o primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan.

O elefante vivia há mais de três décadas em condições precárias. A administração do jardim zoológico negou que Kaavan tenha sido maltratado e considerou que o seu estado se devia ao facto de estar à espera de uma nova companheira, após a morte de Saheli em 2012, supostamente devido a negligência e mau tratamento das autoridades do zoo.

Kaavan chegou ao Paquistão, vindo do Sri Lanka, em 1985, como presente daquele país, mais concretamente para o ex-ditador, general Zia ul-Haq. O animal era o único elefante da Ásia no Paquistão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.