As temperaturas máximas vão subir nos próximos dias até aos 28ºC, prevendo-se, no entanto, aguaceiros acompanhados de trovoadas, em especial nas terras altas e regiões do Interior.
“A previsão do estado do tempo para o território do continente vai ser de subida da temperatura. Para esta semana vamos ter essencialmente uma subida da temperatura máxima, principalmente hoje e amanhã, com as máximas a chegarem aos 27/ 28 graus em muitos locais do continente”, disse à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA prevê para esta terça-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã no litoral a norte do Cabo da Roca.
A partir da tarde, prevê-se um aumento gradual de nebulosidade, em especial nas regiões do Interior com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e de trovoada, vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no Algarve, e sendo de norte no litoral oeste, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral das regiões norte e centro e pequena subida da temperatura máxima.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 25ºC, no Porto 20ºC, em Évora, Beja e Faro 27ºC, em Braga, Viseu e Portalegre 23ºC, Bragança 21ºC, na Guarda 19ºC, em Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 15ºC, Ponta Delgada 16ºC e Funchal 21ºC.
Instabilidade no fim da semana
Apesar da subida das temperaturas, o IPMA prevê, principalmente para quarta e quinta-feira, ocorrência de aguaceiros e trovoadas, uma situação que Ângela Lourenço disse ser “normal para a época do ano” (primavera).
“Vamos ter condições de instabilidade já hoje, embora com probabilidade baixa. Poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas em alguns locais essencialmente no interior e nas zonas montanhosas amanhã [quarta-feira] e quinta-feira”, disse.
De acordo com a meteorologista, não estão previstas trovoadas no fim de semana e os aguaceiros serão pouco prováveis.
“As temperaturas têm tendência para descer ligeiramente e mantém-se a tendência para o final da semana e início do fim de semana de céu pouco nublado e temperaturas primaveris”, disse.
Na primavera, explicou a meteorologista do IPMA, “quando as temperaturas começam a subir, é muito comum ocorrerem condições de instabilidade que podem dar origem a aguaceiros e trovoadas dispersos pelo território”.
“São mais prováveis nas zonas do Interior e terras altas, mas todo o território costuma ser afetado. No outono volta ser novamente uma época em que estes episódios poderão acontecer”, concluiu.
/Lusa