Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a 25 de fevereiro.

A Huawei foi mantendo o segredo em relação ao sucessor do Mate XS – o seu primeiro smartphone dobrável apresentado em fevereiro do ano passado. Cumprindo a promessa deixada em relação à data de apresentação do novo equipamento, a fabricante chinesa revela agora ao mundo o novo Mate X2.

Numa apresentação online, Richard Yu, diretor executivo e CEO da área de consumo da Huawei, deu a conhecer todas as novidades sobre o smartphone dobrável.

O Mate X2 conta com um ecrã de alta-resolução de 8,01 polegadas com uma alta taxa de atualização e uma proporção de 8:7.1. O smartphone possui ainda com um ecrã OLED secundário de 6,45 polegadas.

A grande novidade é o novo mecanismo para a dobradiça do smartphone. Segundo Yu, esta tem um design multidimensional, permitindo que o equipamento fique com uma dimensão ainda mais reduzida quando está dobrado, sem qualquer tipo de espaço extra entre as partes que o compõem.

O novo mecanismo inclui um tipo de compartimento em forma de gota para conseguir armazenar de uma melhor forma o ecrã quando este está dobrado.

Já a dobradiça central conta com um metal líquido à base de zircónio que, explicou Richard Yu, deverá ser três vezes mais resistente do que o metal que costuma ser tipicamente utilizado.

O CEO da Huawei frisa que o design multidimensional multidimensional da nova dobradiça elimina também o problema dos vincos no ecrã quando o smartphone está dobrado.

Além disso, através de um painel de fibra de carbono, a Huawei conseguiu uma redução de 75% no peso do equipamento. Por fora, o Mate X2 apresenta um design em “cunha”, com uma das suas extremidades a contar com uma espessura de 4,4 mm.

A parte mais espessa é a que contém a vasta maioria dos sensores, incluindo o módulo onde estão localizadas as câmaras. No entanto, apesar do seu formato pouco usual, o smartphone mantém-se uniforme quando está aberto ou quando está fechado.

O smartphone está equipado com um processador Kirin 9000 da Huawei. O SoC de 5 nanómetros conta com suporte a 5G através de um modem desenvolvido para o efeito. O desempenho total do chip conta agora com melhorias até 90%. A empresa garante que o processador consome energia de um modo mais eficiente, graças a melhorias no CPU, GPU e NPU.

Dispõe também de um sistema duplo de colunas melhoradas, tem uma bateria de 4.500 mAh, compatível com carregamento wireless de 55 W, com uma longa autonomia e com uma duração 14% mais elevada.

A nível fotográfico, o Mate X2 tem uma configuração traseira de quatro lentes da Leica: uma principal de 50 MP, um de 16 MP, uma telefoto de 12 MP e uma SuperZoom de 8 MP. Devido à configuração do smartphone dobrável, os utilizadores podem usar as câmaras traseiras como câmaras de selfies. A câmara frontal conta com uma resolução de 16 MP.

O novo gadget chega ao mercado chinês em duas configurações diferentes: uma com 256 GB de armazenamento e outra com 512 GB e deverá custar entre 2.291,69 e 2.419,02 euros, respetivamente. Conta ainda com duas novas cores: crystal blue e crystal pink.

Segundo o New Atlas, o Mate X2 estará disponível na China a partir do próximo dia 25 de fevereiro.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …