Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a 25 de fevereiro.

A Huawei foi mantendo o segredo em relação ao sucessor do Mate XS – o seu primeiro smartphone dobrável apresentado em fevereiro do ano passado. Cumprindo a promessa deixada em relação à data de apresentação do novo equipamento, a fabricante chinesa revela agora ao mundo o novo Mate X2.

Numa apresentação online, Richard Yu, diretor executivo e CEO da área de consumo da Huawei, deu a conhecer todas as novidades sobre o smartphone dobrável.

O Mate X2 conta com um ecrã de alta-resolução de 8,01 polegadas com uma alta taxa de atualização e uma proporção de 8:7.1. O smartphone possui ainda com um ecrã OLED secundário de 6,45 polegadas.

A grande novidade é o novo mecanismo para a dobradiça do smartphone. Segundo Yu, esta tem um design multidimensional, permitindo que o equipamento fique com uma dimensão ainda mais reduzida quando está dobrado, sem qualquer tipo de espaço extra entre as partes que o compõem.

O novo mecanismo inclui um tipo de compartimento em forma de gota para conseguir armazenar de uma melhor forma o ecrã quando este está dobrado.

Já a dobradiça central conta com um metal líquido à base de zircónio que, explicou Richard Yu, deverá ser três vezes mais resistente do que o metal que costuma ser tipicamente utilizado.

O CEO da Huawei frisa que o design multidimensional multidimensional da nova dobradiça elimina também o problema dos vincos no ecrã quando o smartphone está dobrado.

Além disso, através de um painel de fibra de carbono, a Huawei conseguiu uma redução de 75% no peso do equipamento. Por fora, o Mate X2 apresenta um design em “cunha”, com uma das suas extremidades a contar com uma espessura de 4,4 mm.

A parte mais espessa é a que contém a vasta maioria dos sensores, incluindo o módulo onde estão localizadas as câmaras. No entanto, apesar do seu formato pouco usual, o smartphone mantém-se uniforme quando está aberto ou quando está fechado.

O smartphone está equipado com um processador Kirin 9000 da Huawei. O SoC de 5 nanómetros conta com suporte a 5G através de um modem desenvolvido para o efeito. O desempenho total do chip conta agora com melhorias até 90%. A empresa garante que o processador consome energia de um modo mais eficiente, graças a melhorias no CPU, GPU e NPU.

Dispõe também de um sistema duplo de colunas melhoradas, tem uma bateria de 4.500 mAh, compatível com carregamento wireless de 55 W, com uma longa autonomia e com uma duração 14% mais elevada.

A nível fotográfico, o Mate X2 tem uma configuração traseira de quatro lentes da Leica: uma principal de 50 MP, um de 16 MP, uma telefoto de 12 MP e uma SuperZoom de 8 MP. Devido à configuração do smartphone dobrável, os utilizadores podem usar as câmaras traseiras como câmaras de selfies. A câmara frontal conta com uma resolução de 16 MP.

O novo gadget chega ao mercado chinês em duas configurações diferentes: uma com 256 GB de armazenamento e outra com 512 GB e deverá custar entre 2.291,69 e 2.419,02 euros, respetivamente. Conta ainda com duas novas cores: crystal blue e crystal pink.

Segundo o New Atlas, o Mate X2 estará disponível na China a partir do próximo dia 25 de fevereiro.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …