/

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a 25 de fevereiro.

A Huawei foi mantendo o segredo em relação ao sucessor do Mate XS – o seu primeiro smartphone dobrável apresentado em fevereiro do ano passado. Cumprindo a promessa deixada em relação à data de apresentação do novo equipamento, a fabricante chinesa revela agora ao mundo o novo Mate X2.

Numa apresentação online, Richard Yu, diretor executivo e CEO da área de consumo da Huawei, deu a conhecer todas as novidades sobre o smartphone dobrável.

O Mate X2 conta com um ecrã de alta-resolução de 8,01 polegadas com uma alta taxa de atualização e uma proporção de 8:7.1. O smartphone possui ainda com um ecrã OLED secundário de 6,45 polegadas.

A grande novidade é o novo mecanismo para a dobradiça do smartphone. Segundo Yu, esta tem um design multidimensional, permitindo que o equipamento fique com uma dimensão ainda mais reduzida quando está dobrado, sem qualquer tipo de espaço extra entre as partes que o compõem.

O novo mecanismo inclui um tipo de compartimento em forma de gota para conseguir armazenar de uma melhor forma o ecrã quando este está dobrado.

Já a dobradiça central conta com um metal líquido à base de zircónio que, explicou Richard Yu, deverá ser três vezes mais resistente do que o metal que costuma ser tipicamente utilizado.

O CEO da Huawei frisa que o design multidimensional multidimensional da nova dobradiça elimina também o problema dos vincos no ecrã quando o smartphone está dobrado.

Além disso, através de um painel de fibra de carbono, a Huawei conseguiu uma redução de 75% no peso do equipamento. Por fora, o Mate X2 apresenta um design em “cunha”, com uma das suas extremidades a contar com uma espessura de 4,4 mm.

A parte mais espessa é a que contém a vasta maioria dos sensores, incluindo o módulo onde estão localizadas as câmaras. No entanto, apesar do seu formato pouco usual, o smartphone mantém-se uniforme quando está aberto ou quando está fechado.

O smartphone está equipado com um processador Kirin 9000 da Huawei. O SoC de 5 nanómetros conta com suporte a 5G através de um modem desenvolvido para o efeito. O desempenho total do chip conta agora com melhorias até 90%. A empresa garante que o processador consome energia de um modo mais eficiente, graças a melhorias no CPU, GPU e NPU.

Dispõe também de um sistema duplo de colunas melhoradas, tem uma bateria de 4.500 mAh, compatível com carregamento wireless de 55 W, com uma longa autonomia e com uma duração 14% mais elevada.

A nível fotográfico, o Mate X2 tem uma configuração traseira de quatro lentes da Leica: uma principal de 50 MP, um de 16 MP, uma telefoto de 12 MP e uma SuperZoom de 8 MP. Devido à configuração do smartphone dobrável, os utilizadores podem usar as câmaras traseiras como câmaras de selfies. A câmara frontal conta com uma resolução de 16 MP.

O novo gadget chega ao mercado chinês em duas configurações diferentes: uma com 256 GB de armazenamento e outra com 512 GB e deverá custar entre 2.291,69 e 2.419,02 euros, respetivamente. Conta ainda com duas novas cores: crystal blue e crystal pink.

Segundo o New Atlas, o Mate X2 estará disponível na China a partir do próximo dia 25 de fevereiro.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.