Chegaram a Portugal 30 migrantes resgatados pelo Lifeline

Orestis Panagiotou / EPA

Trinta migrantes provenientes de Malta chegaram este domingo a Portugal. O primeiro-ministro do país agradeceu a António Costa a participação do Governo português no acolhimento dos migrantes do Lifeline.

Trinta migrantes provenientes de Malta, que em junho foram resgatados pelo navio humanitário Lifeline, chegaram este domingo a Portugal, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).

Em comunicado, o ministério tutelado por Eduardo Cabrita adianta que os 30 cidadãos vão ser acolhidos pelo Conselho Português para os Refugiados, no Centro de Acolhimento da Bobadela. Entre os 30 migrantes estão 26 homens, três mulheres e uma criança de quatro meses acompanhada pela mãe.

Segundo o MAI, os migrantes são provenientes de Bangladesh (1), Costa do Marfim (3), Eritreia (3), Etiópia (3), Mali (2), Guiné Conacri (2), Serra Leoa (1), Somália (2) e Sudão (13).

A chegada deste grupo de pessoas resulta do compromisso de solidariedade e de cooperação europeia assumido por Portugal em matéria de migrações, adianta o ministério.

“Perante a situação de emergência dos migrantes resgatados pelo Lifeline, o Governo português manifestou de imediato ao Governo de Malta a disponibilidade para participar solidariamente no processo de acolhimento”, indica a nota do MAI.

Além disso, a nota informa ainda que uma equipa de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deslocou-se a Malta para agilizar todos os procedimentos e preparar o acolhimento em Portugal aos cidadãos estrangeiros que foram recolhidos pelo navio.

O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, partilhou no Twitter uma imagem dos migrantes a embarcar no avião que os trouxe a Portugal. Na publicação, Muscat agradeceu a António Costa a participação do Governo português no acolhimento dos migrantes do Lifeline.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Segundo o MAI, os migrantes são provenientes de Bangladesh (1), Costa do Marfim (3), Eritreia (3), Etiópia (3), Mali (2), Guiné Conacri (2), Serra Leoa (1), Somália (2) e Sudão (13).

    Nenhum destes países está em guerra, e estes emigrantes são acolhidos fora dos trâmites normais da emigração.
    O fotógrafo também está dentro do espírito do “politicamente correto”. Teve uma grande pontaria e por “coincidência” captou as mulheres e crianças, deixando de fora os jovens em idade de serem radicalizados.
    Portugal tem mais de 2 milhões de portugueses a viver abaixo do limiar da pobreza. Mas Costa magnânimo, está mais preocupado em dar trabalho, habitação, escolaridade gratuita e subsídios de segurança social a estes emigrantes impostos, do que resolver as dificuldades dos portugueses. Lá fora, em Bruxelas, dá mais penacho…

  2. A fotografia de capa é aldrabice, não tem nada a ver com os que chegaram “os 30 migrantes estão 26 homens, três mulheres e uma criança de quatro meses” na foto de capa do artigo aparecem não uma, mas 3 crianças, para dar um ar mais dramático nada melhor que muitas crianças…

RESPONDER

Poema na Estátua da Liberdade sobre migrantes, "refere-se a pessoas vindas da Europa"

Após a publicação de uma lei sobre a migração no país, o poema "The New Colossus", escrito em 1883 por Emma Lazarus, está agora a provocar um debate sobre o seu verdadeiro significado. Ao longo do …

Três municípios multados pelo Governo por falta de Plano de Defesa contra incêndios

O Governo determinou esta sexta-feira a retenção de 20% do duodécimo das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro a Odivelas, Paços de Ferreira e Peniche por não terem ainda aprovado os Planos Municipais de Defesa …

Encontrada uma aldeia perdida no local do mais infame massacre de clãs

Arqueólogos que escavaram a cena do mais infame massacre de clãs na história escocesa desenterraram partes de uma "aldeia perdida" no vale das Terras Altas de Glencoe. O assentamento apareceu no massacre de 1692 do clã …

Autópsia confirma causa da morte. Jeffrey Epstein enforcou-se com os lençóis

O relatório oficial da autópsia ao corpo de Jeffrey Epstein revelou, nesta sexta-feira, que o multimilionário norte-americano se suicidou, enforcando-se com os lençóis da sua cela na prisão de Manhattan. Epstein estava preso a aguardar pelo …

Depois de 10 horas de reunião, não há acordo. Greve mantêm-se

Foram mais de dez horas de reunião entre os representantes do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que terminaram na madrugada deste sábado sem acordo. A …

Descoberto novo órgão sensorial no corpo humano

Uma equipa de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu um novo órgão sensorial na pele capaz de detetar estímulos mecânicos dolorosos, tal como picadas ou impactos. A descoberta do Instituto Karolinska, uma das maiores e …

"Mundo Jurássico" de vulcões encontrado sob a Austrália

Uma equipa de cientistas acaba de descobrir um "Mundo Jurássico" com cerca de 100 vulcões antigos enterrados sob as bacias de Cooper-Eromanga, na Austrália, noticia esta semana a Europa Press. Segundo a agência noticiosa, está …

Cientistas "recrutam" bactérias para mineração extraterrestre

Uma equipa de astrobiólogos da Agência Internacional Europeia enviou 18 estripes diferentes de bactérias para a Estação Espacial Internacional (EEI), visando determinar se é viável avançar para a bio-mineração extraterrestre num ambiente sem gravidade. De acordo …

O buraco negro que vive no coração da Via Láctea brilha muito mais do que o normal (e ninguém sabe porquê)

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, observou que Sagitário A * (Sgr A *), o buraco negro supermassivo que vive no coração da Via Láctea, brilha 75 vezes mais que …

Descobertos desenhos de “O Principezinho” numa casa na Suíça

Desenhos de “O Principezinho”, criados pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry para o seu livro, foram descobertos numa casa antiga no norte da Suíça, guardados por um magnata do imobiliário, entre milhares de obras de …