Chegaram os primeiros robots que se auto-constroem

Quem nunca perdeu horas a montar aquele armário novo para a sala de estar ou o berço do primeiro filho? Se depender de um grupo de cientistas americanos, em breve a sua mobília vai poder montar-se sozinha, graças a robots modulares que se auto-constroem. 

Cientistas do MIT, o Massachusetts Institue of Technology, mostram os primeiros robots que se auto-configuram, de acordo com um determinado conjunto de funções pré-estabelecidas.

E como funcionam?

Batizados de M-block, estes robots são equipados com um pêndulo que consegue atingir 20 mil rotações por minuto. Quando o pêndulo pára, o movimento é transferido para o M-block, fazendo com que este se mova.

Ímans magnéticos especiais ajudam a fazer a “magia”, permitindo que os robots se “agarrem” uns aos outros na configuração geométrica que o utilizador pretender.

O magnetismo permite também que os blocos se movimentem de formas mais flexíveis, “saltando” por cima dos outros quando necessário.

As instruções e tarefas dos robots são configuradas num computador de controlo e enviadas por wi-fi para receptores nos M-block.

Este pode ser o princípio básico para muitas possibilidades de futuras aplicações para os M-blocks no quotidiano, como por exemplo, fabricar móveis modulares que se montem sozinhos.

Na conhecida saga Terminator, o Dia do Julgamento Final chega quando as máquinas, todas ligadas numa “Skynet”, se constroem a si próprias, em gerações com Inteligência Artificial cada vez melhor, até que finalmente ganham consciência.

Mas esse dia ainda vem longe. Para já estes auto-robots virão mesmo a jeito para nos ajudar a ter menos trabalho depois de uma visita ao IKEA.

Veja aqui como os auto-robots funcionam:

Adriano Padilha, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …