Chegaram os primeiros robots que se auto-constroem

Quem nunca perdeu horas a montar aquele armário novo para a sala de estar ou o berço do primeiro filho? Se depender de um grupo de cientistas americanos, em breve a sua mobília vai poder montar-se sozinha, graças a robots modulares que se auto-constroem. 

Cientistas do MIT, o Massachusetts Institue of Technology, mostram os primeiros robots que se auto-configuram, de acordo com um determinado conjunto de funções pré-estabelecidas.

E como funcionam?

Batizados de M-block, estes robots são equipados com um pêndulo que consegue atingir 20 mil rotações por minuto. Quando o pêndulo pára, o movimento é transferido para o M-block, fazendo com que este se mova.

Ímans magnéticos especiais ajudam a fazer a “magia”, permitindo que os robots se “agarrem” uns aos outros na configuração geométrica que o utilizador pretender.

O magnetismo permite também que os blocos se movimentem de formas mais flexíveis, “saltando” por cima dos outros quando necessário.

As instruções e tarefas dos robots são configuradas num computador de controlo e enviadas por wi-fi para receptores nos M-block.

Este pode ser o princípio básico para muitas possibilidades de futuras aplicações para os M-blocks no quotidiano, como por exemplo, fabricar móveis modulares que se montem sozinhos.

Na conhecida saga Terminator, o Dia do Julgamento Final chega quando as máquinas, todas ligadas numa “Skynet”, se constroem a si próprias, em gerações com Inteligência Artificial cada vez melhor, até que finalmente ganham consciência.

Mas esse dia ainda vem longe. Para já estes auto-robots virão mesmo a jeito para nos ajudar a ter menos trabalho depois de uma visita ao IKEA.

Veja aqui como os auto-robots funcionam:

Adriano Padilha, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Petição de Cristina Ferreira contra cyberbullying já reúne mais de 37 mil assinaturas

Cristina Ferreira lançou este sábado (28) uma petição contra o ódio e a agressão na internet que já conta com mais de 37 mil assinaturas. O objetivo é levar este tema à Assembleia da República. Cristina …

Uma das praias mais famosas da Austrália está a desaparecer (e desta vez a culpa não é das tempestades)

https://vimeo.com/444063224 Normalmente, as tempestades ou os ciclones tropicais são os culpados do desaparecimento de grande parte das praias. Contudo, na costa norte de New South Wales em Byron Bay, na Austrália, a causa é outra. Nos últimos …

Prisão preventiva para hacker português suspeito de invadir sistema do tribunal eleitoral do Brasil

O hacker suspeito de invadir o sistema informático do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, detido no sábado em Portugal, ficou esta segunda-feira em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo. A PJ, …

Chefe do Governo Hong Kong revela ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, revelou esta semana ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas. Em declarações à International Business Channel, a líder do Executivo de Hong Kong …

António Mexia e Manso Neto vão deixar gestão da EDP

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, ambos suspensos de funções, manifestaram-se indisponíveis para voltar a integrar os órgãos sociais do grupo num novo mandato. Em comunicado à Comissão …

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …