Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Massimo Percossi / EPA

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, no entanto, que processo está em curso e que esta manhã chegaram 108 ventiladores a Lisboa.

De acordo com o Correio da Manhã, dos 1.151 ventiladores comprados pelo à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, ou seja, cerca de 23% do total adquirido. Os restantes equipamentos estarão ainda retidos no país asiático, sendo que 443 estão na embaixada de Portugal em Pequim e 444 não foram sequer entregues pelos fornecedores chineses à embaixada.

O investimento em ventiladores por parte do Ministério da Saúde foi de cerca de 20,9 milhões de euros, uma vez que cada ventilador custou aos cofres do Estado uma média de 18.200 euros. Assim sendo, os 887 ventiladores retidos representam um encargo de 16,1 milhões.

Fonte do ministério adiantou ao CM que o problema decorre de falhas nos testes aos aparelhos que se revelaram pouco eficazes. “Alguns ventiladores, embora tenham passado nos testes do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais e do Instituto de Soldadura e Qualidade, apresentaram várias falhas nos testes realizados pela Comissão de Acompanhamento de Medicina Intensiva, que acabou por recomendar que não sejam utilizados.”

O matutino adianta que o Governo irá fretar voos para trazer os ventiladores que já se encontram na embaixada, mais ainda não existe uma data prevista.

No entanto, em declarações ao Observador, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, contrariou os números avançados pelo Correio da Manhã. De acordo com o governante, ainda esta manhã chegaram ao aeroporto de Lisboa 108 ventiladores, o que faz com que o tal número dos 264 ventiladores que tinham chegado a Portugal já esteja desatualizado.

“Até ao fim da semana chegará uma parte substantiva da encomenda de ventiladores, que foi integralmente satisfeita ao estado português”, revelou ainda, dando conta de que já chegaram a Portugal 942 ventiladores, invasivos e não invasivos, vindos da China, entre alguns adquiridos pelo Ministério da Saúde (“a grande maioria, 60 ou 70%), outros adquiridos por unidades hospitalares e outros doados.

Desses 942 ventiladores, 646 “já estão em território português”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Porque é que não cancelam a encomenda e pedem o resto do dinheiro de volta e investem nos ventiladores feitos em Portugal?.

RESPONDER

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …