/

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

1

Massimo Percossi / EPA

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, no entanto, que processo está em curso e que esta manhã chegaram 108 ventiladores a Lisboa.

De acordo com o Correio da Manhã, dos 1.151 ventiladores comprados pelo à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, ou seja, cerca de 23% do total adquirido. Os restantes equipamentos estarão ainda retidos no país asiático, sendo que 443 estão na embaixada de Portugal em Pequim e 444 não foram sequer entregues pelos fornecedores chineses à embaixada.

O investimento em ventiladores por parte do Ministério da Saúde foi de cerca de 20,9 milhões de euros, uma vez que cada ventilador custou aos cofres do Estado uma média de 18.200 euros. Assim sendo, os 887 ventiladores retidos representam um encargo de 16,1 milhões.

Fonte do ministério adiantou ao CM que o problema decorre de falhas nos testes aos aparelhos que se revelaram pouco eficazes. “Alguns ventiladores, embora tenham passado nos testes do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais e do Instituto de Soldadura e Qualidade, apresentaram várias falhas nos testes realizados pela Comissão de Acompanhamento de Medicina Intensiva, que acabou por recomendar que não sejam utilizados.”

O matutino adianta que o Governo irá fretar voos para trazer os ventiladores que já se encontram na embaixada, mais ainda não existe uma data prevista.

No entanto, em declarações ao Observador, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, contrariou os números avançados pelo Correio da Manhã. De acordo com o governante, ainda esta manhã chegaram ao aeroporto de Lisboa 108 ventiladores, o que faz com que o tal número dos 264 ventiladores que tinham chegado a Portugal já esteja desatualizado.

“Até ao fim da semana chegará uma parte substantiva da encomenda de ventiladores, que foi integralmente satisfeita ao estado português”, revelou ainda, dando conta de que já chegaram a Portugal 942 ventiladores, invasivos e não invasivos, vindos da China, entre alguns adquiridos pelo Ministério da Saúde (“a grande maioria, 60 ou 70%), outros adquiridos por unidades hospitalares e outros doados.

Desses 942 ventiladores, 646 “já estão em território português”.

ZAP //

1 Comment

  1. Porque é que não cancelam a encomenda e pedem o resto do dinheiro de volta e investem nos ventiladores feitos em Portugal?.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.