Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Luís Forra / EPA

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o regresso dos emigrantes este verão.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Artur Nunes, presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, referiu que não há medidas específicas para os emigrantes.

O responsável informou, no entanto, que se tomaram algumas decisões no sentido de se evitar possíveis contágios, como a proibição de autorizar a realização de eventos, atividades ou manifestações de qualquer ordem em espaços abertos, vias públicas ou espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas até 30 de setembro.



De acordo com o diário, as romarias também estão proibidas, alguns espaços públicos fechados para evitar concentrações e há câmaras a tomar medidas extra para evitar os contágios. É o caso das autarquias do Fundão e de Oleiros, que vão distribuir testes rápidos pelas aldeias.

A Câmara de Mirandela aposta nos alertas a residentes e emigrantes. “Temos passado informação sonora através da rádio local e com uma viatura da Proteção Civil Municipal que circula pelas aldeias e passa na feira todas as quintas-feiras”, adiantou a autarca, Júlia Rodrigues.

António Robalo, presidente da Câmara do Sabugal, decidiu suspender a Capeia Raiana, uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho, assim como as festividades de verão como forma de “reduzir a atratividade da geração mais jovem”. A autarquia também vai distribuir testes covid.

Em Vimioso tomaram-se medidas mais “duras”, como piscinas e parque de campismo fechados ao público. “Muita gente discorda, mas julgamos que podiam ser focos de contaminação”, justificou o presidente da Câmara, Jorge Fidalgo, ao JN.

Já o autarca de Monção, António Barbosa, sublinha que os emigrantes “são bem-vindos, até porque a economia local necessita da emigração”. Da mesma forma, Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, está otimista com a vacinação e lembra que “os emigrantes têm dado sinais de saberem cumprir as regras”.

Ao contrário do ano passado, tudo indica que muitos portugueses residentes no estrangeiro voltarão a Portugal para passar o tradicional mês de agosto nas terras Natal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …