Quatro meses após as legislativas, Chega dispara nas intenções de voto. Rio também sobe e o PS desce

Miguel A. Lopes / Lusa

Se as eleições fossem agora, a representação parlamentar do Chega seria maior do que apenas um deputado. O partido de André Ventura seria o quinto mais votado, ultrapassando o CDS e o PAN. A popularidade de Rui Rio também sobe, enquanto o PS desce.

Segundo a sondagem Expresso/SIC, realizada pelo ISCTE e ICS, se houvesse eleições antecipadas, o partido de André Ventura seria a grande surpresa, uma vez que teria 6% das intenções de voto, ou seja, mais 4,7 pontos percentuais face às eleições legislativas de outubro.

A representação parlamentar do Chega seria maior e o partido seria o quinto mais votado, ultrapassando o CDS e o PAN, que teriam 4% e 3% respetivamente. Acima ficariam a CDU, que subiu 2 pontos percentuais para 8%, e o Bloco de Esquerda, que desceu 1 ponto percentual para 9%.

Em relação ao CDS, que se manteve estável nos 4%, é de salientar que a recolha de opiniões foi feita antes de Francisco Rodrigues dos Santos ser eleito como líder do partido, e antes das polémicas no debate orçamental sobre a descida do IVA da eletricidade.

O Partido Socialista venceria as eleições, ainda que com menor margem: menos 3 pontos percentuais (33%). Já o PSD de Rui Rio manteve a posição, com os mesmos 28% das intenções de voto, segundo a sondagem.

O Iniciativa Liberal e o Livre continuavam com os mesmos registos eleitorais, 2% e 1%, respetivamente.

Rio a subir e Joacine no fundo

Em termos de lideres partidários, a sondagem mantém António Costa na frente como o mais popular, mas revela um crescendo de popularidade de Rui Rio.

O presidente do PSD continua em níveis negativos, com 4.4 numa escala que vai de zero a 10, mas é o líder que mais ganha popularidade, ultrapassando André Silva (PAN) e Jerónimo de Sousa (PCP) e ficando com apenas menos 0,2 pontos percentuais do que Catarina Martins (Bloco de Esquerda).

António Costa continua na frente com 5,6 pontos, enquanto Joacine Katar Moreira sofre uma queda assinalável, surgindo no fundo da tabela com apenas 2,1 pontos.

Mas se centrarmos a sondagem apenas no eleitorado de direita, Rio passa dos 5 para os 5,6 pontos, ficando à frente de Costa que sobe dos 4,6 para os 4,9 pontos. O líder dos sociais-democratas ultrapassa mesmo Mário Centeno, o ministro das Finanças que na anterior sondagem estava à frente de Rio entre os votantes tradicionais da direita.

Estes indicadores são uma boa notícia para o PSD, depois da reeleição de Rio para mais um mandato como presidente e na sequência das derrotas nas eleições europeias e legislativas.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

    • Há gente borrada de medo dos teus 6%!.. Mas deve é haver gente que sente por ti mais desprezo do que por todos os corruptos juntos, meu miserável Nazi!

      • Excelente trabalho que a tua familia fez na tua educação, um cobarde que se esconde atrás de 3 letras, que ofende sem razão, eras bom para ter vivido nos tempos da ex URSS para poderes matar com o teu veneno os que não concordassem contigo e olha que entre eles e os Nazis venha o diabo escolha… por isso não deves andar muito longe do que tanto criticas .

    • Não são 100%… São só 6% minha pobre alma.

      Ou seja, Rui Rio que foi um excelente Presidente da Câmara do Porto e que tem sido um exemplo de rectidão na política… É que vale 0.

      Um badameco gritão, que esteve na autarquia de Loures, que abandonou o PSD porque queria ser presidente de algum partido e no PSD não tinha hipótese, que aldrabou até nas assinaturas para legalização do partido dele, que escreveu na sua tese de Doutoramento que se devia reduzir o poder policial e se devia defender as minorias… E mal “chega” à política, ataca os ciganos e pede aumento do poder policial. Um gajo que tem neo-nazis nos corpos gerentes do partido e que manda uma preta de volta para o país dela, quando ela tem nacionalidade Portuguesa…. ESSE SIM, é que vale 100!!..

      Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.

  1. Admiro o Chega. Estou farto de ver corrupção na política justiça economia Já chega de tanta roubalheira.
    O André Ventura dispararia em percentagem eleitoral se não entrasse em programas televisivos a favor do Benfica. Se quer seguir política a sério deixe esse programa. Há muita gente que não se revê nesse clube

    • Acabámos de presenciar a como maximizar o débito de disparates em duas frases. Eu vou traduzir o que esta pessoa acabou de dizer:

      “Eu sou um gajo faccioso com espírito de seita. Adoro movimentos de massas, hooliganismos, futebol e outro tipo de fanatismos acéfalos. Por acaso não sou do Benfica e como futebol é uma religião para mim, acho importantíssimo para o futuro de Portugal, que um governante seja do meu clube de futebol. Alías política a sério, é agradar a gregos e troianos, por isso um bom político nunca pode ter clube de futebol.
      O Chega é um grande partido porque descobriu que existe corrupção, coisa que ninguém sabia. E como ele critica a corrupção, só pode ser honesto. Pessoas honestas são aquelas que dizem mal da corrupção, mesmo que nada façam contra ela. Eu sei que Paulo Morais anda há décadas a combater a corrupção na barra dos tribunais, e que Ana Gomes tem feito um excelente trabalho de investigação contra a corrupção… Mas André Ventura embora nunca tenha feito nada para combater ou investigar a corrupção, é muito mais giro e tem muito mais piada porque faz peixeiradas na Assembleia e alimenta o espírito Big Brother televisivo que a ralé gosta. Só é pena realmente é ser do Benfica e não ter aberto o bico sobre a corrupção denunciada por Rui Pinto… Mas não faz mal, porque pelo menos ele diz mal dos ciganos e dos pretos… E isso é uma grande qualidade!..”

  2. Eu não acho que o Ventura seja racista! Porque dizem isso?
    Só porque ele não acha que devemos ser coitadinhos pela cor da nossa pele?
    Já agora gostava de Vos questionar se algum de vocês contrataria para trabalhar na Vossa empresa algum humano com etnia cigana.
    Só por curiosidade.

RESPONDER

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …