Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

Mário Cruz / Lusa

O presidente da direção nacional do Chega, André Ventura

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal.

Hugo Hernano, candidato do Chega à Assembleia Municipal de Odivelas, atingiu mortalmente a tiro um jovem de 13 anos durante uma perseguição policial na sequência de um assalto, em 2008.

O militar veio a ser condenado a pena de prisão efetiva de nove anos por homicídio simples, com dolo eventual, mas o Tribunal da Relação de Lisboa viria a reduzi-la, já em 2014, para quatro anos de pena suspensa (homicídio simples por negligência grosseira) e indemnização de 45 mil euros à família em vez dos 80 mil sentenciados em primeira instância.

Seguiram-se mais recursos de ambas as partes, para Supremo Tribunal de Justiça e Tribunal Constitucional, e o valor final da indemnização cifrou-se em 44 mil euros para a mãe da criança e 11 mil euros para o pai.

De acordo com o Expresso, em 2016 e na sequência de um processo interno, o militar da GNR foi suspenso de funções durante oito meses, tendo recebido naquele período um terço do salário.

Agora, Hugo Hernano candidata-se à Assembleia Municipal de Odivelas, sendo que o cabeça-de-lista do Chega para a autarquia  vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão.

Esta não é a primeira vez que o militar surge nas listas do Chega. Hugo Ernano foi o cabeça-de-lista do Chega pelo Porto nas legislativas de 2019.

Na altura, André Ventura justificou ao semanário a sua escolha, reconhecendo que a escolha era “controversa”. Ainda assim, André Ventura disse que não quis ceder ao “politicamente correto”. “Escolhemos Hugo Ernano porque queremos eleger no Porto.”.

Esta sexta-feira, o Chega apresenta os seus candidatos aos concelhos da Amadora, Cascais, Lourinhã, Odivelas e Sintra.

Os cabeças-de-lista já foram sendo divulgados nas últimas semanas: José Dias, presidente do Sindicato do Pessoal Técnico da PSP, para a Amadora; o empresário João Rodrigues dos Santos para Cascais; Renato Henriques, ex-CDS e ex-PS, para a Lourinhã; Nuno Beirão para Odivelas; e Nuno Afonso, vice-presidente e coordenador autárquico do Chega, para Sintra.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.