Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

Mário Cruz / Lusa

O presidente da direção nacional do Chega, André Ventura

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal.

Hugo Hernano, candidato do Chega à Assembleia Municipal de Odivelas, atingiu mortalmente a tiro um jovem de 13 anos durante uma perseguição policial na sequência de um assalto, em 2008.

O militar veio a ser condenado a pena de prisão efetiva de nove anos por homicídio simples, com dolo eventual, mas o Tribunal da Relação de Lisboa viria a reduzi-la, já em 2014, para quatro anos de pena suspensa (homicídio simples por negligência grosseira) e indemnização de 45 mil euros à família em vez dos 80 mil sentenciados em primeira instância.

Seguiram-se mais recursos de ambas as partes, para Supremo Tribunal de Justiça e Tribunal Constitucional, e o valor final da indemnização cifrou-se em 44 mil euros para a mãe da criança e 11 mil euros para o pai.

De acordo com o Expresso, em 2016 e na sequência de um processo interno, o militar da GNR foi suspenso de funções durante oito meses, tendo recebido naquele período um terço do salário.

Agora, Hugo Hernano candidata-se à Assembleia Municipal de Odivelas, sendo que o cabeça-de-lista do Chega para a autarquia  vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão.

Esta não é a primeira vez que o militar surge nas listas do Chega. Hugo Ernano foi o cabeça-de-lista do Chega pelo Porto nas legislativas de 2019.

Na altura, André Ventura justificou ao semanário a sua escolha, reconhecendo que a escolha era “controversa”. Ainda assim, André Ventura disse que não quis ceder ao “politicamente correto”. “Escolhemos Hugo Ernano porque queremos eleger no Porto.”.

Esta sexta-feira, o Chega apresenta os seus candidatos aos concelhos da Amadora, Cascais, Lourinhã, Odivelas e Sintra.

Os cabeças-de-lista já foram sendo divulgados nas últimas semanas: José Dias, presidente do Sindicato do Pessoal Técnico da PSP, para a Amadora; o empresário João Rodrigues dos Santos para Cascais; Renato Henriques, ex-CDS e ex-PS, para a Lourinhã; Nuno Beirão para Odivelas; e Nuno Afonso, vice-presidente e coordenador autárquico do Chega, para Sintra.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …