Chega adiou um Conselho Nacional que parece nunca ter sido marcado

Tiago Petinga / Lusa

O Chega anunciou este fim-de-semana o adiamento do Conselho Nacional agendado para o próximo domingo, que, segundo o partido, iria decorrer nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Sintra (distrito de Lisboa).

“Na sequência das novas medidas de restrições anunciadas, este sábado, pelo senhor primeiro-ministro, António Costa, a Direção Nacional do Chega decidiu adiar a realização do Conselho Nacional do partido que estava agendada para o próximo dia 29 de novembro, em Sintra”, lê-se num comunicado enviado às redações.

Na nota este domingo enviada, a direção do Chega “entende não ser possível realizar o Conselho Nacional, pois ao fazê-lo estaria a desrespeitar os milhões de portugueses que são obrigados a permanecer nas suas casas”.

Para mais, numa altura em que “os portugueses são impedidos de usufruir das suas liberdades e garantias consagradas pela Constituição da República Portuguesa, uma vez que o Governo considera que é esta a melhor forma de combater o contágio por covid-19″.

No site oficial do partido, consultado pela agência Lusa, o Chega detalhava que ia reunir no próximo domingo, dia 29 de outubro, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Sintra (distrito de Lisboa) e teria início pelas 15:30.

À RTP, os Bombeiros Voluntários de Sintra desmentem qualquer agendamento.

“Até ao dia de hoje não recebemos qualquer contacto, qualquer pedido desse partido ou de outro qualquer. Portanto, o Chega não nos fez chegar, passo o pleonasmo, qualquer pedido de cedência de instalações”, disse o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Sintra, José Bento Marques, em declarações ao canal público.

“[Fiquei] completamente surpreendido. Não tinha havido nenhum contacto (…) Era perfeitamente anormal que nos estivessem a indicar como local para a organização de um evento daquela natureza sem nos consultarem. É um bocado surreal“.

André Ventura usou o exemplo do seu Conselho Nacional para demover o PCP da intenção de realizar o seu congresso, também marcado para este fim-de-semana, em Loures.

Contactado pela RTP, o gabinete de André Ventura não quis prestar esclarecimentos sobre o alegado agendamento e adiamento do Conselho Nacional do partido.

Entretanto, em declarações ao jornal Público, André Ventura adiantou que se prepara para fazer “política na rua, com os cidadãos, ouvindo as suas queixas e os seus receios”, não descartando eventuais “jantares-comícios” em espaços ao ar livre ou em espaços onde seja possível garantir o distanciamento físico.

O líder do Chega está neste momento a “delinear um roteiro de norte a sul do país” para a campanha das eleições presidenciais, agendadas para janeiro do próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Para ficarem bonitos em relação ao que o pcp está a fazer!
    O exemplo que o pcp está a demonstrar é vergonhoso, mas o chega ainda mais vergonhoso é, enfim está no habitual deste partido!

  2. Este presidente do Chega é um lírico, a capacidade de mentir dele surpreende tudo e todos, alias é melhor se redefinir a definição de mentira.
    Não estou a dizer que concordo com o congresso do PCP, pessoalmente acho que é pura teimosia de um partido que não sabe deixar de ser ortodoxo… que sempre defende a teoria, somos todos iguais, mas há uns mais iguais.
    A Democracia é saber respeitar os outros, não é o jogo do vale tudo nem de impor a nossa vontade aos outros só porque a constituição permite.

  3. Desde há muito, que já mais nada me admira, me espanta nem me comove, neste Universo Politico Português. A cada Dia que passa, vamos de surpresa em surpresa. Já assim é a várias Décadas, agora com esta “estranha” pandemia as absurdidades e maquiavelismos estão em roda livre.

RESPONDER

Bancos contestam lei da banca (mas Deco aplaude). Centeno admite ajustar medidas

O Banco de Portugal (BdP) quer alterar o Código da Atividade Bancária (CAB). Se por um lado, os bancos contestam algumas das normas, por outro, outras entidades, como a Deco, aplaudem as medidas. A consulta pública …

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …

Depois do Reino Unido, Angola suspende voos para Portugal. Santos Silva quer saber o motivo

O Reino Unido decidiu, esta quinta-feira, suspender as ligações aéreas de Portugal para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2. Angola tomou a mesma decisão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros …

Pochettino é o treinador mais bem pago da história do PSG

Mauricio Pochettino é o treinador mais bem pago da história dos franceses do Paris Saint-Germain, avança o jornal L'Équipe esta sexta-feira. De acordo com o jornal gaulês, Pochettino recebe cerca de 940 mil euros brutos mensais, …

Real Madrid eliminado da Supertaça. Zidane desvaloriza resultado e nega crise

O Athletic Bilbau venceu por 2-1 o Real Madrid, detentor do troféu, e assegurou a presença na final da Supertaça de Espanha, na qual vai defrontar o FC Barcelona, no domingo. Em Málaga, os bascos beneficiaram …

Vitor Paulo Pereira

Está a nascer em Portugal a primeira fábrica em massa de vacinas (e fica numa vila minhota)

O grupo farmacêutico espanhol Zendal, que fabrica uma das vacinas existentes contra a covid-19, a Novavax, está a construir uma fábrica de produção de larga escala em Portugal, na vila de Paredes de Coura, distrito …

Maioria dos trabalhadores precisa de declaração para ir trabalhar (mas há exceções)

A maioria dos trabalhadores que precise de sair das suas casas para trabalhar durante o novo confinamento generalizado, que entrou em vigor nesta sexta-feira à zero horas, devem fazer-se acompanhar de uma declaração. O primeiro-ministro, …