Chefes militares querem soldados feridos em combate nos quadros permanentes

Os chefes militares estão a ponderar soluções para a entrada dos militares contratados feridos em combate nos quadros permanentes das Forças Armadas, escreve o Diário de Notícias esta segunda-feira.

De acordo com o matutino, esta eventual mudança radical nas Forças Armadas surge na sequência do recente acidente na República Centro Africana, que levou à amputação das duas perdas do soldado comando Aliu Camará, de 23 anos.

Aliu Camará está no Exército a contrato. De acordo com a legislação em vigor, o soldado sairá no final do contrato de seis anos com direito a uma pensão correspondente ao posto de soldado e com base nos descontos de seis anos.

Em declarações ao diário, o porta-voz do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), explicou que são estas as situações que as chefias militares querem evitar, integrando antes os soldados feridos em combate nos quadros.

“O Conselho de Chefes de Estado-Maior decidiu criar um grupo de trabalho que tem a incumbência de analisar a legislação em vigor e efetuar uma proposta de alteração de modo a que os militares em regime de contrato ou de voluntariado que sofram acidentes em serviço possam prosseguir as suas carreiras militares em circunstâncias apropriadas às suas deficiências”, explicou Santos Serafim ao DN.

O porta-voz do EMGFA não fez mais comentários sobre a eventual mudança, dando conta que a iniciativa está ainda numa frase embrionária, precisando, por isso, de ser analisada com cuidado com a tutela política.

O Exército pretende assim evitar que Camará fique “condenado a uma vida de miséria ou de caridade, como acontece a muitos antigos combatentes do Ultramar”, apontou outra fonte ouvida pelo jornal.  A integração nos quadros permanente permitirá que o soldado – que fará parte dos deficientes das Forças Armadas – desempenhe funções adequadas às suas condições e limitações físicas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …