Chefe do Estado-Maior do Exército demite-se após polémica sobre homossexuais

(dr) exlibrisci.pt

Chefe do Estado-Maior do Exército pediu a demissão depois das declarações polémicas feitas pelo subdiretor do Colégio Militar sobre alunos homossexuais.

O General Carlos Jerónimo, chefe do Estado-Maior do Exército, pediu esta quinta-feira a demissão na sequência da polémica sobre discriminação de alunos homossexuais no Colégio Militar, escreve o Diário de Notícias.

O episódio começou quando numa entrevista dada na semana passada ao Observador, o subdiretor do colégio, o Tenente Coronel António José Grilo, admitiu que os alunos homossexuais eram alvo de exclusão pelos outros alunos.

“Nas situações de afetos [homossexuais], obviamente não podemos fazer transferência de escola. Falamos com o encarregado de educação para que percebam que o filho acabou de perder espaço de convivência interna e a partir daí vai ter grandes dificuldades de relacionamento com os pares. Porque é o que se verifica. São excluídos”, afirmou na altura.

Este tipo de declarações levou a que o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, exigisse um pedido de explicações aos responsáveis por esta organização de ensino, considerando a situação “absolutamente inaceitável”.

O pedido de demissão por parte do chefe do Exército chegou esta quinta-feira à noite e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já aceitou a exoneração.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas, o Coronel Pereira Cracel, vê com alguma admiração esta rápida aceitação do pedido por parte do chefe de Estado.

“Admira-nos esta situação. Sendo um militar, cuja a sua prestação é conhecida, um chefe que é estimado pelos seus homens, (…) gostaríamos que o procedimento tivesse sido outro”, diz à TSF.

Em declarações ao DN, o porta-voz do Exército, o Tenente Coronel Góis Pires, afirma que foram “motivos pessoais” que levaram Carlos Jerónimo a tomar esta decisão.

Para suceder ao seu lugar, o candidato mais forte será José Carlos Calçada, comandante do Pessoal e escolhido por Marcelo para secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, dizem algumas fontes ouvidas pelo diário.

Mas também Fernando Serafino, comandante da Logística e que foi diretor-geral de Armamento no governo PSD/CDS  entre 2002 e 2005, Rovisco Duarte, Inspetor Geral, e Faria Menezes, comandante das Forças Terrestres.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem. Isto esta mesmo no bom caminho. Já temos políticos homo com força. Agora no exercito começa também a distituiçao de gente competente. Mais vale entregar isto tudo de uma vez! Assim em vez de ser aos poucos é logo de uma vez. Qualquer dia um hetero é uma coisa estranha…..

  2. Será que algum militar vai aceitar chefiar um Exército com homossexuais ? Os heterossexuais são obrigados a conviver com eles ? E i que fazer aos homo que assediam ? Está tudo ESTÚPIDO ?

  3. Apelo à demissão do CEMGFA e à recusa de qualquer militar bem formado em aceitar o cargo De CEME . Pensem !!!! Mas está tudo estúpido ? Temos que obrigar os nossos filhos a dormir ao lado e a conviver com homossexuais ? Os heteros não têm direitos ? Se isso é progresso metam-no num sítio que eu cá sei

      • Trilema concordo plenamente contigo. O que tenho visto demais são atitudes “suspeitas” de pessoas supostamente heterossexuais. Por isso não me admirei quando vi há tempos um vídeo na internet sobre um estudo científico cuja conclusão foi de que muitos homens que disseram ser homofóbicos são na verdade gays que reprimiam os seus impulsos sexuais e sentimentos por pessoas do mesmo sexo, pois ficaram com fortes ereções penianas e fortes batimentos cardíacos após a visualização de vídeos eróticos de gays. As atitudes homofóbicas são uma maneira tosca de afirmarem para o mundo que são heterossexuais, ou como uma demonstração de virilidade, escondendo assim os seus impulsos sexuais e sentimentos por pessoas do mesmo sexo.
        Agora toda a vez que presencio uma atitude homofóbica e discriminatória, deduzo que quase de certeza absoluta essa pessoa homofóbica é na verdade homo ou bissexual mal resolvida sexualmente… Hoje as pessoas homofóbicas não me enganam mais, e cada vez enganam menos aos demais…

  4. Já agora porque não se demite o senhor ministro da Defesa? Está-se actualmente a discutir e parece não ter fim o caso da senhora ex-ministra das finanças em que o partido do governo mais os que o sustentam a acusam de falta de ética por aceitar um determinado emprego depois de ter sido ministra como talvez não tenha direito a emprego e a escolher o que melhor lhe convém ou como se fosse um caso isolado, então e porque razão esta classe politica de esquerda já não vêem a ética da mesma forma em relação a um Colégio Militar que tem sido uma referência nacional? Será que deverá e poderá lá entrar todo o tipo de escumalha que existe pelo país? Ladrões, drogados pintados da cabeça aos pés, com argolas no nariz género ao que se põe nalguns animais para não focinharem no chão, esta esquerda no que toca a extravagâncias e excessos ninguém lhes bate o pé e se é assim que pensam dar exemplo de liberdade depressa acabarão com ela.

RESPONDER

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …

Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos. Um antigo túmulo …

Trump criticado após dizer que queda no desemprego é um "ótimo dia" para George Floyd

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse esta sexta-feira que a queda inesperada do desemprego marca “um ótimo dia” para George Floyd, o afro-americano cuja morte às mãos da polícia desencadeou protestos em …

Depois de Trump, Bolsonaro ameaça retirar Brasil da OMS

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ameaçou na sexta-feira retirar o país da Organização Mundial da Saúde (OMS), após acusar a entidade de atuar de forma "política", "partidária" e "ideológica" num momento de pandemia de covid-19. “Eu …

Cientistas podem ter finalmente descoberto como funciona a anestesia geral

Cientistas podem ter descoberto, finalmente, como é que os anestésicos fazem as pessoas perder a consciência. A anestesia geral foi usada, pela primeira vez, em 1848, no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, num paciente …