/

“Não faz parte do nosso treino”. Chefe da polícia diz que Chauvin “violou as regras” na detenção de Floyd

O chefe da polícia da cidade de Minneapolis, Medaria Arradondo, testemunhou esta segunda-feira no julgamento de assassinato de George Floyd e disse que Derek Chauvin violou as regras do Departamento de Polícia e o seu código de ética sobre o respeito à “santidade da vida”.

“Não faz parte do nosso treino e certamente não faz parte da nossa ética e dos nossos valores”, disse Medaria Arradondo, referindo-se a como Chauvin, que é branco, pressionou o seu joelho no pescoço de Floyd, um homem negro de 46 anos, durante mais de nove minutos.

O vídeo da morte de Floyd gerou protestos globais contra a brutalidade policial.

Durante mais de três horas e meia de depoimento, Arradondo contestou a alegação da defesa de que Chauvin, que se declarou inocente das acusações de homicídio, estava a seguir o treino que recebeu nos seus 19 anos na polícia.

“Discordo veementemente que este foi o uso apropriado da força para aquela situação em 25 de maio”, disse Arradondo, citado pela agência Reuters, acrescentando que os polícias são treinados para tratar as pessoas com dignidade e juraram defender a “santidade da vida”.

Arradondo disse que os polícias são treinados em primeiros socorros básicos anualmente. Para o chefe da polícia, Chauvin falhou em seguir o seu treino em vários aspetos.

A testemunha afirmou que percebeu pela cara de Floyd que Chauvin estava a usar mais do que a pressão máxima “leve a moderada” que um polícia pode usar no pescoço de alguém. Chauvin não parou de usar força letal, mesmo quando Floyd ficou inconsciente, e não forneceu os primeiros socorros obrigatórios, acusou Arradondo.

“É contrário ao nosso treino colocar indefinidamente o joelho num indivíduo prostrado e algemado por um período indefinido de tempo”, assegurou.

“Viu o vídeo?”

Arradondo estava em casa na noite da morte de Floyd quando um subchefe lhe ligou para dizer que se tinha desenrolado uma situação “crítica” no cruzamento do lado de fora de uma loja de alimentos onde Floyd foi preso por suspeita de usar uma nota falsificada de 20 dólares para comprar cigarros.

O primeiro vídeo que viu, gravado por uma câmara de vigilância da cidade do outro lado da rua, não mostrou muito. Mas, pouco antes da meia-noite, recebeu uma chamada de alguém “da comunidade”.

“Disseram quase literalmente: ‘Viu o vídeo do polícia a estrangular e a matar aquele homem?’”, recordou Arradondo. “Eventualmente, poucos minutos depois disso, vi pela primeira vez o vídeo.”

Depois de ver o vídeo, Arradondo concluiu que a situação violou os “princípios e valores” do seu departamento.

De acordo com especialistas em lei, é altamente incomum uma autoridade sénior da polícia de uma cidade testemunhar que um dos seus ex-subordinados usou força excessiva.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.