Chefe da polícia de Minneapolis demite-se após morte de australiana

(dr) Facebook

Justine Damond com o noivo

A chefe da polícia da cidade norte-americana de Minneapolis demitiu-se na sexta-feira a pedido da presidente da câmara, depois de a polícia ter morto a tiro uma mulher desarmada.

A australiana Justine Damond, professora de ioga e meditação, de 40 anos, foi morta a 15 de julho por um dos dois polícias que responderam ao seu telefonema para os serviços de emergência a relatar uma possível agressão numa rua próxima do local onde residia, em Minneapolis, no estado do Minnesota.

O caso, de grande repercussão internacional, resultou em várias críticas à atuação da chefe da policia de Minneapolis, Janee Harteau, que acabou por se demitir a pedido da presidente da câmara, Betsy Hodges.

Perdi a confiança na chefe da polícia, e vários contactos com residentes locais permitiram-me perceber que também eles não têm confiança nela”, declarou, em comunicado, na sexta-feira.

Hodges anunciou que Medaria Arradondo, até aqui diretora-adjunta da polícia, vai substituir Harteau no cargo. Arradondo foi a responsável pela gestão da crise, na sequência do homicídio da australiana. Harteau encontrava-se de férias, como afirmou na quinta-feira às televisões locais.

Estes anúncios não acalmaram a indignação popular e a conferência de imprensa de Hodges, na sexta-feira à noite, foi interrompida por um grupo de manifestantes a exigir a demissão da autarca. Betsy Hodge garantiu que se vai manter em funções.

Uma das principais críticas apontadas à polícia de Minneapolis é a de que na altura do incidente as câmaras individuais dos agentes estarem desligadas.

(dr)

O agente Mohamed Noor é o autor do disparo que vitimou Justine Damond

Matthew Harrity, polícia que conduzia o veículo, foi surpreendido por um forte barulho momentos antes de Justine Damond se aproximar da viatura. De acordo com as autoridades, foi o agente que seguia no lugar do passageiro, Mohamed Noor, que disparou contra a australiana, atingindo-a mortalmente.

Segundo indicou na sexta-feira o gabinete dos assuntos criminais do Estado do Minnesota, Mohamed Noor continua a recusar responder às autoridades.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é racismo ou não!
    Ninguém diz nada, mas se fosse o contrario tinhamos aqui um bico d’obra, provavelmente já tinhamos o policia preso e uns quantos carros incendiados.

    • Ia no lugar do passageiro e disparou através da janela do colega (condutor).
      O nome dele é o elefante na sala. Fotos da sua “graduação” mostram ao lado dele mulher vestida “com pudor”…

RESPONDER

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …

Ministra garante que situação nas prisões está "controlada". PSD diz que Governo está "sem rei nem roque"

Esta segunda-feira, a ministra da Justiça Francisca Van Dunem esteve reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, num encontro em que participou também a ministra da Saúde, Marta Temido. À saída de uma audiência com …

Autarcas do Norte aceitam novas restrições, mas falam em falta de preparação e coerência por parte do Governo

A maioria dos autarcas do distrito do Porto concorda que era preciso apertar mais as restrições na região norte. Os líderes da câmaras aceitam as decisões com medo da alternativa, mas deixam algumas críticas à …

Porto é o único distrito do Norte onde novos casos diminuíram. Bragança, Viana e Vila Real em crescimento

De acordo com um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, o distrito do Porto registou, entre a segunda e terceira semana de novembro, uma diminuição de novos casos de infeção por covid-19. É …

Astrónomos detetaram milhões de sinais de uma civilização inteligente. Mas éramos nós

Uma equipa de astrónomos da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, detetou "assinaturas de tecnologia", ou emissões de rádio de baixa frequência, que podem apontar para uma possível tecnologia alienígena. No entanto, uma análise posterior …