Chefe da polícia de Minneapolis demite-se após morte de australiana

(dr) Facebook

Justine Damond com o noivo

A chefe da polícia da cidade norte-americana de Minneapolis demitiu-se na sexta-feira a pedido da presidente da câmara, depois de a polícia ter morto a tiro uma mulher desarmada.

A australiana Justine Damond, professora de ioga e meditação, de 40 anos, foi morta a 15 de julho por um dos dois polícias que responderam ao seu telefonema para os serviços de emergência a relatar uma possível agressão numa rua próxima do local onde residia, em Minneapolis, no estado do Minnesota.

O caso, de grande repercussão internacional, resultou em várias críticas à atuação da chefe da policia de Minneapolis, Janee Harteau, que acabou por se demitir a pedido da presidente da câmara, Betsy Hodges.

Perdi a confiança na chefe da polícia, e vários contactos com residentes locais permitiram-me perceber que também eles não têm confiança nela”, declarou, em comunicado, na sexta-feira.

Hodges anunciou que Medaria Arradondo, até aqui diretora-adjunta da polícia, vai substituir Harteau no cargo. Arradondo foi a responsável pela gestão da crise, na sequência do homicídio da australiana. Harteau encontrava-se de férias, como afirmou na quinta-feira às televisões locais.

Estes anúncios não acalmaram a indignação popular e a conferência de imprensa de Hodges, na sexta-feira à noite, foi interrompida por um grupo de manifestantes a exigir a demissão da autarca. Betsy Hodge garantiu que se vai manter em funções.

Uma das principais críticas apontadas à polícia de Minneapolis é a de que na altura do incidente as câmaras individuais dos agentes estarem desligadas.

(dr)

O agente Mohamed Noor é o autor do disparo que vitimou Justine Damond

Matthew Harrity, polícia que conduzia o veículo, foi surpreendido por um forte barulho momentos antes de Justine Damond se aproximar da viatura. De acordo com as autoridades, foi o agente que seguia no lugar do passageiro, Mohamed Noor, que disparou contra a australiana, atingindo-a mortalmente.

Segundo indicou na sexta-feira o gabinete dos assuntos criminais do Estado do Minnesota, Mohamed Noor continua a recusar responder às autoridades.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é racismo ou não!
    Ninguém diz nada, mas se fosse o contrario tinhamos aqui um bico d’obra, provavelmente já tinhamos o policia preso e uns quantos carros incendiados.

    • Ia no lugar do passageiro e disparou através da janela do colega (condutor).
      O nome dele é o elefante na sala. Fotos da sua “graduação” mostram ao lado dele mulher vestida “com pudor”…

RESPONDER

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …

Era mais do que uma nota. Sobrevivente de Auschwitz vai conhecer família de soldado que a libertou

Lily Ebert, de 90 anos, sobreviveu ao Holocausto. No campo de concentração de Auschwitz, recebeu uma nota alemã de um soldado judeu norte-americano que a libertou e lhe deu esperança. Agora, vai conhecer a família …