As chaves dos carros deixaram de funcionar misteriosamente numa pequena cidade dos EUA

Um enigma que afetou dezenas de famílias na área de Cleveland foi finalmente resolvido, mas não antes de semanas de estragos em que as pessoas não conseguiam abrir as portas do carro e da garagem.

No final de abril, moradores da cidade de North Olmsted, Ohio, começaram a descobrir que as suas chaves do carro e de portas de garagem pararam de funcionar ou funcionaram de maneira imprevisível.

Às vezes, um dos dois controles remotos não funcionava, enquanto o outro funcionava. Noutras ocasiões, as portas dos carros podiam ser abertas quando estacionadas noutros lugares, mas se o veículo regressasse a North Olmsted, as portas ficaram trancadas.

Um residente, Cory Branchick, supôs que a bateria da sua chave devia estar com defeito, por isso recolocou-a, mas o problema não foi resolvido – pelo menos quando estava estacionada na sua garagem. “Em qualquer outro lugar, quando vou para o trabalho ou quando vou ao supermercado, a chave funciona”, disse Branchick ao jornal local WKYC.

Dezenas de vizinhos em várias ruas próximas relataram o mesmo fenómeno, mas ninguém sabia o que causava o mau funcionamento generalizado. Alguns sugeriram que poderia estar relacionado com as viagens no Aeroporto Internacional Cleveland Hopkins ou até mesmo um aspeto tecnológico relacionado com um centro de pesquisa da NASA.

Outros, incluindo autoridades municipais, sugeriram que o mau funcionamento poderia estar relacionado a provedores de telecomunicações e eletricidade, que enviaram as suas próprias equipas para investigar o que poderia estar a atrapalhar os transmissores de rádio dos residentes. “Não pode ser um pequeno dispositivo que está a causar a interferência”, disse o vereador de North Olmsted, Chris Glassburn.

Apesar das suspeitas iniciais, uma intensa investigação porta-a-porta, liderada pelas autoridades locais, determinou que, na verdade, era apenas um dispositivo atrás dos transmissores de rádio da cidade. O culpado, ao que parece, foi um dispositivo caseiro inventado por um entusiasta da eletrónica local, que projetou um aparelho para o informar se alguém estava no andar de cima da sua casa enquanto trabalhava no subsolo.

“Ele tem um fascínio pela eletrónica”, disse Glassburn em comunicado descrevendo o inventor local anónimo – um indivíduo com necessidades especiais que não tinha ideia do dano que estava a causar na comunidade em geral, simplesmente devido à radiofrequência do aparelho.

“A maneira como projetou foi persistentemente colocando um sinal de 315 megahertz. Não houve intenção maliciosa do dispositivo.” Essa transmissão constante encravou o sinal de rádio para dispositivos de rádio instalados nas portas de carros e garagems, que frequentemente operam na faixa de rádio de 315 MHz a 433 MHz.

O aparelho inventado em casa foi identificado e desativado, disse Glassburn, acrescentando que não haverá mais interferências.

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …