Charlie Hebdo vai lançar edição especial para marcar um ano de atentado

France Diplomatie

A "Marcha Republicana" reuniu mais de 1 milhão de pessoas em Paris contra o atentado ao Charlie Hebdo

O jornal satírico francês anunciou esta quinta-feira que vai lançar uma edição especial para assinalar o primeiro ano depois do atentado à sua redação em janeiro passado, que provocou 12 mortos.

Naquele que é o último dia do ano de 2015, o Charlie Hebdo aproveitou para anunciar que a 6 de janeiro, véspera do primeiro aniversário do atentado, vai lançar uma edição especial para assinalar a data.

Com 32 páginas, esta edição, com quase um milhão de exemplares, vai ter uma seleção de caricaturas dos cartoonistas que morreram no ataque e dos que atualmente integram a redação, assim como mensagens de apoio.

Este gesto pretende assinalar o atentado à redação da publicação em janeiro passado, quando dois homens armados provocaram a morte de 12 pessoas. Este ataque ocorreu depois do jornal satírico ter publicado um número no qual o protagonista era o profeta Maomé.

O Charlie Hebdo afirmou que já recebeu muitas encomendas deste número especial por parte de outros países, nos quais se inclui a Alemanha com um pedido de 50 mil exemplares.

Este anúncio ocorre num momento em que o continente europeu vive em constante receio por causa da ameaça terrorista levada a cabo pelo Estado Islâmico, sobretudo depois dos ataques em Paris.

Bruxelas, por exemplo, já cancelou as festas previstas para celebrar a passagem de ano, devido à possibilidade de um eventual atentado na capital.

ZAP / ABr

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Em vez de acabarem logo com essa estúpidez das provocações, não… depois queixem-se. Se não respeitam como é que querem ser respeitados !!! Provoquem e depois esperem pelas consequencias… pelos vistos têm gostado… grandes estúpidos !

  2. Sim senhor, muito bem, estão no caminho certo e se me perguntarem se eu tenho pena?, posso dizer com toda a certeza que nenhuma se voltar a acontecer o que aconteceu, porque agora está bem claro quem é o provocador, só tenho pena que venham a morrer muitos mais do que aqueles que já morreram, eu sabia que os franceses eram estúpidos, só não sabia o quanto, sem mais.

  3. José Mariano, valeu, estou de acordo, à muito palhaço na net e a nível mundial que deveria ler essa página primeiro e depois! doar eurinhos para encher os bolsos de quem foi e é culpado do que aconteceu e do que venha a acontecer novamente, os meus cumprimentos.,

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …