Bruxelas cancelou festas de passagem de ano

saigneurdeguerre / Flickr

Bruxelas em alerta máximo

Bruxelas em alerta máximo

Depois de várias operações policiais nos últimos dias, que resultaram em oito detenções por suspeita de planeamento de ataques na capital belga e uma outra relacionada com os atentados de Paris, o presidente da Câmara de Bruxelas decidiu cancelar os festejos de Ano Novo.

O presidente da Câmara de Bruxelas, Yvan Mayeur, tomou a decisão de cancelar as festividades com base num relatório que recebeu da Autoridade de Análise de Ameaças da Bélgica e num parecer do Centro de Crise de Bruxelas.

Yvan Mayeur esteve também em contacto com o ministro do Interior, Jan Jambon, antes de tomar a decisão final.

A imprensa local relata a dificuldade na tomada desta decisão, uma vez que pelo menos 50 mil pessoas eram esperadas para a comemoração do ano novo, pelo que haverá consequências económicas nomeadamente no setor da restauração.

Terá no entanto tido mais peso para as autoridades municipais a responsabilidade pública de expor turistas ao risco de atentados.

Na passada segunda-feira, as autoridades belgas detiveram dois suspeitos de planearem atentados durante as celebrações de Ano Novo em Bruxelas.

Estas detenções não estão relacionadas com os atentados de novembro em Paris, revelou em comunicado a Procuradoria belga.

Já esta quinta-feira, a polícia belga deteve mais seis pessoas, suspeitas de estarem a planear ataques para as festividades Ano Novo.

“Os seis detidos estão a ser ouvidas como parte da investigação a ataques em Bruxelas, durante a época de Ano Novo”, disse o procurador federal belga, citado pela agência France Presse.

“A nossa investigação revelou sérias ameaças de um ataque em lugares simbólicos em Bruxelas durante as celebrações na véspera de Ano Novo”, acrescentou o procurador.

Nos últimos dias, o continente europeu tem estado em alerta para eventuais ataques no dia da passagem de ano, depois de um alerta lançado pela polícia austríaca.

O aviso, feito pelos serviços secretos de um “país amigo”, contêm nomes de possíveis terroristas e dá conta de que podem acontecer ataques em locais com grandes concentrações de pessoas em várias capitais europeias.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …