Um dos chapéus de Napoleão Bonaparte vai ser leiloado (e pode chegar aos 600 mil euros)

Esta quinta-feira, a casa de leilões Sotheby’s anunciou que um dos chapéus de dois bicos utilizados por Napoleão Bonaparte será leiloado como forma de comemorar o seu bicentenário.

A leiloeira revelou ao The Guardian que a venda do chapéu irá ocorrer no dia 15 de setembro. Estima-se que os valores da peça histórica possam variar entre os 400.000 e os 600.000 mil euros.

O chapéu em questão foi comprado em 1814 por Michael Shaw-Stewart, um político que, segundo o jornal britânico, ficou obcecado pelo imperador francês.



Posteriormente, trouxe a peça para junto da sua família, em Ardgowan, na Escócia. Desde essa altura que o objeto foi passando de geração em geração.

Acredita-se que o líder francês, que nasceu na ilha de Córsega, no mar Mediterrâneo, terá usado o chapéu durante a assinatura dos tratados de paz de Tisilt, que rasgaram a Europa entre a França e a Rússia.

Napoleão Bonaparte é uma figura histórica que ainda causa nos dias de hoje debate e discórdia.

Élisabeth Moreno, ministra da Igualdade de França, referiu, no dia 5 de maio, quando se deu o bicentenário, que o político foi “uma grande figura da história francesa”, mas ao mesmo tempo “um dos grandes misóginos”.

O imperador morreu com 51 anos, quando se encontrava exilado em Santa Helena, ilha britânica, a 5 de maio de 1821, mas a causa da morte é até hoje desconhecida.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …