/

O “primeiro chapéu com o ADN de Napoleão Bonaparte” vai a leilão

Bonhams Handout / EPA

O chapéu de Napoleão Bonaparte que foi descoberto recentemente

Um chapéu, com vestígios de ADN que provam que pertenceu a Napoleão Bonaparte, foi exibido na casa de leilões londrina Bonhams, em Hong Kong, e vai ser leiloado a 27 de outubro.

De acordo com a agência Reuters, o objeto, que está a ser descrito pela Bonhams como “o primeiro chapéu com o ADN do imperador”, foi exibido em Hong Kong antes de ser enviado para Paris e depois Londres, cidade onde vai ser leiloado a 27 de outubro.

O chapéu, um dos bicórnios frequentemente vistos nas representações de Napoleão Bonaparte no campo de batalha, foi comprado pelo seu atual dono numa pequena leiloeira alemã, que não sabia que tinha pertencido ao imperador.

“Foi um encontro puramente casual”, afirmou Simon Cottle, diretor da Bonhams Europe, acrescentando que o comprador ficou intrigado quando percebeu que o chapéu tinha inscrições e outras características que sugeriam que podia ter pertencido a Napoleão.

Ainda segundo Cottle, uma investigação também sugeriu que o objeto era compatível com as dimensões e a idade dos bicórnios deste imperador. O chapéu foi então submetido a muitos testes, que usaram vários métodos, incluindo microscopia eletrónica.

“Foram descobertos cinco cabelos quando os conteúdos do chapéu foram examinados muito de perto”, disse o mesmo responsável da leiloeira londrina à agência. “Dois desses cabelos foram estudados de forma mais aprofundada e tinham o marcador de Napoleão.”

Cottle referiu ainda que a história por detrás deste chapéu é muito diferente da dos outros bicórnios de Napoleão que têm estado no mercado dos leilões. Isto porque a maioria deles pertenceu a famílias nobres com ligações ao imperador, ou a soldados que os apanharam no campo de batalha. ​

O preço estimado do chapéu – entre 100 e 150 mil libras (de 117 a 175 mil euros) – é considerado cauteloso pela leiloeira, uma vez que só recentemente ficou provado que pertenceu ao imperador. Outros chapéus deste imperador francês chegara a custar cerca de um milhão de libras, quase 1,2 milhões de euros.

Em julho deste ano, a casa de leilões Sotheby’s anunciou que outro dos chapéus de Napoleão será leiloado, no próximo dia 15 de setembro, como forma de comemorar o seu bicentenário.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE