Fez chamada falsa para o 112 e acabou detido pela PSP

Estela Silva / Lusa

Um indivíduo, de 46 anos, foi detido pela PSP de Vila Real depois de fazer uma chamada falsa a denunciar disparos de arma de fogo e agressões na avenida Carvalho Araújo, na madrugada de domingo.

Esta terça-feira, a PSP de Vila Real anunciou a detenção de um indivíduo de 46 anos suspeito da prática de um crime de abuso e simulação de sinais de perigo, depois de uma chamada falsa para o 112.

Foi na madrugada deste sábado que, segundo a PSP, os elementos policiais foram acionados para uma ocorrência que narrava agressões e disparos de arma de fogo, numa artéria da cidade de Vila Real.

O alerta tinha sido rececionado através de uma chamada para o número nacional de emergência 112, a qual foi encaminhada para o Centro de Comando e Controlo (CCC) da PSP de Vila Real. Para o local foram também acionados meios de emergência e socorro, nomeadamente, uma ambulância.

Quando chegaram ao local, os polícias e os meios de emergência ficaram surpresos por não terem detetado qualquer desordem, tendo efetuados várias diligências, como solicitar o número de contacto telefónico que efetuou a chamada.

Depois disso, os agentes fizeram uma chamada de retorno para o mesmo número e chegaram á conclusão de que o telemóvel de um indivíduo, que se encontrava junto ao local da ocorrência, começou a tocar.

De acordo com o jornal Público, o indivíduo foi confrontado com as suspeitas de ter efetuado uma chamada falsa, tendo acabado por assumir a sua autoria. O homem justificou a sua atitude com a necessidade de falar com alguém.

O suspeito foi detido e o telemóvel foi apreendido, por ter sido utilizado para cometer um ilícito criminal. A prática do crime de abuso e simulação de sinais de perigo pode ser punida com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias.

Entretanto, o indivíduo foi libertado e notificado para comparecer no Tribunal de Vila Real na segunda-feira, mas, segundo disse à agência Lusa fonte da PSP, não compareceu, pelo que será agora notificado pelo próprio tribunal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …