CGD vai vender posição na Águas de Portugal ao Estado. Parpública fica com totalidade da holding

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da CGD, Paulo Macedo

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a preparar-se para vender a sua posição na Águas de Portugal (AdP) à Parpública, que ficará com a totalidade do capital da “holding” que gere o sistema de águas.

De acordo com o Jornal de Negócios, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem, atualmente, 19% da Águas de Portugal (AdP), enquanto a Parpública detém os restantes 81% – devendo ficar com a totalidade da holding após a operação de venda.

O jornal adianta esta quarta-feira que o Governo já autorizou a venda dos 19% que o banco público detém à Parpública. A autorização foi dada no ano passado, quando Mário Centeno ainda detinha a pasta das Finanças. O despacho do então secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, foi assinado a 5 de junho, 11 dias antes de a nova equipa das Finanças, liderada por João Leão, tomar posse.

Fonte oficial do Ministério das Finanças garantiu ao Jornal de Negócios que “não está ainda definida a data de realização da operação”, não tendo respondido em relação ao valor a que a venda pode vir a ser feita.

Na remodelação governamental, Álvaro Novo saiu, entrando para o seu lugar Miguel Cruz, que era, à data, presidente da Parpública. Na equipa de João Leão entrou também para a secretaria de Estado das Finanças João Nuno Mendes, que foi presidente da AdP até novembro de 2019.

Miguel Cruz e João Nuno Mendes ainda não estavam no Governo quando o despacho a autorizar a venda dos 19% da AdP à Parpública foi assinado, recorda o Jornal de Negócios.

Não havendo dados recentes sobre a avaliação da AdP, no final de 2017, a CGD quantificava em 171,3 milhões de euros o valor da sua posição – o que significaria um valor total para a empresa de águas na ordem dos 900 milhões. Já a Parpública tem registado no balanço o custo de aquisição da sua participação de 81% na AdP de 540 milhões de euros.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …