“Bónus” de 740 euros. CGD devolve subsídio de refeição das férias que retirou a trabalhadores

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos

Os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) vão ter direito a um rendimento extra de 740 euros no mês de Outubro. Isto porque uma decisão judicial obriga o banco público a devolver aos trabalhadores os subsídios de refeição dos dias de férias que deixou de pagar em 2017.

Estão em causa valores relativos aos anos de 2017, 2018 e 2019, e são abrangidos os funcionários da CGD contratados até 30 de Abril de 2017, como avança o Eco.

A publicação atesta que por cada ano de subsídios de refeição dos dias de férias que foram cortados, os trabalhadores recebem, individualmente, 233,10 euros, incluindo juros de mora. No total dos três anos, estão em casa montantes de 740 euros brutos.

O pagamento da verba terá lugar nos salários do mês de Outubro, dando cumprimento à decisão do Tribunal. O processo chegou à justiça após reclamação dos trabalhadores.

O presidente da CGD, Paulo Macedo, pretendia acabar com o pagamento do subsídio de alimentação nos 12 meses do ano, incluindo as férias, um privilégio que está instituído há décadas no banco público. O objectivo do dirigente era reduzir custos com o pessoal no âmbito da recapitalização da CGD.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. FDX!!!!!
    Subsídios de refeição nas férias?!
    E a p*ta da CDG a dar prejuízos às miladas de milhões todos os anos?!
    E um gajo a pagar até os Putos dos peid@s que dão os adminstradores e os políticos lá metidos à pressão?!
    Mas k m*rd@ é esta?!
    Pá! Apaguem a merd@ do meu NIF!
    Estou farto de ser enrabado de todos os lados!
    Vão prá P*t@ k vos pariu!
    FDX!

    Dixit!

  2. Isto da malta falar no que não sabe dá nisto… Em primeiro lugar, a CGD deu prejuízos nos anos da crise (como todos os Bancos). O problema é que qundo dá lucros ninguém diz nada. Em segundo lugar o subsídio de almoço que se recebe nas férias é um benefício que os trabalhadores recebem. Os bancários, por exemplo, foram os primeiros a ter 25 dias de férias ao invés dos 22. Sabe porquê? Como compensação por aumentos salariais que não tiveram qundo foi acordado esta situação. Seria justo que agora alguém dissesse ” Mas têm 25 dias porquê, a malta só tem 22. Vamos tirar os 3 dias a mais…” Não me parece!

    • Eu tbm tenho subsídio de Al om. Acontece que só o recebo nos dias que trabalho. Escusado será dizer que, quando estou de férias não o recebo e tem a sua lógica. Agora não custa nada pagar o mesmo a estes senhores, quando o Zé povinho é que tem que arcar com tudo isto. Tenham vergonha.

    • Estou de acordo com o subsídio quando trabalham.
      Quando de férias têm o mês em duplicado, não chega ? Vão dizer que não porque as férias são no estrangeiro. Um amigo já reformado, que trabalhou na CGD, vai a médicos especialistas de borla, ou melhor, paga uma parte mas depois recebe.
      Quando deixam de estar ao serviço deviam passar para o SNSaude e acabava-se a mama
      Parece que está a ter lucro, pudera, com o que nos roubam, mas apressaram-se a dividir pelos chulos e os pequenos aforradores que lá têm poupanças chupam no… dedo. O mandão quando esteve no BCP deu de mão beijada ao outro vigarista o que não era dele. Quem nos acode.
      .

  3. A CGD andou cento e qualquer coisa anos a dar lucros de milhoea ao estado, andou varios anos a sustentar Bancos privados para que estes não falissem, mas isso o sr. nao sabe. Informe-se antes de debitar baboseiras.

  4. Não é questão de vergonha!! Os bancários têm algumas regalias, como os trabalhadores de outras empresas têm outras. Tão simples como isto…

RESPONDER

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …