“Bónus” de 740 euros. CGD devolve subsídio de refeição das férias que retirou a trabalhadores

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos

Os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) vão ter direito a um rendimento extra de 740 euros no mês de Outubro. Isto porque uma decisão judicial obriga o banco público a devolver aos trabalhadores os subsídios de refeição dos dias de férias que deixou de pagar em 2017.

Estão em causa valores relativos aos anos de 2017, 2018 e 2019, e são abrangidos os funcionários da CGD contratados até 30 de Abril de 2017, como avança o Eco.

A publicação atesta que por cada ano de subsídios de refeição dos dias de férias que foram cortados, os trabalhadores recebem, individualmente, 233,10 euros, incluindo juros de mora. No total dos três anos, estão em casa montantes de 740 euros brutos.

O pagamento da verba terá lugar nos salários do mês de Outubro, dando cumprimento à decisão do Tribunal. O processo chegou à justiça após reclamação dos trabalhadores.

O presidente da CGD, Paulo Macedo, pretendia acabar com o pagamento do subsídio de alimentação nos 12 meses do ano, incluindo as férias, um privilégio que está instituído há décadas no banco público. O objectivo do dirigente era reduzir custos com o pessoal no âmbito da recapitalização da CGD.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. FDX!!!!!
    Subsídios de refeição nas férias?!
    E a p*ta da CDG a dar prejuízos às miladas de milhões todos os anos?!
    E um gajo a pagar até os Putos dos peid@s que dão os adminstradores e os políticos lá metidos à pressão?!
    Mas k m*rd@ é esta?!
    Pá! Apaguem a merd@ do meu NIF!
    Estou farto de ser enrabado de todos os lados!
    Vão prá P*t@ k vos pariu!
    FDX!

    Dixit!

  2. Isto da malta falar no que não sabe dá nisto… Em primeiro lugar, a CGD deu prejuízos nos anos da crise (como todos os Bancos). O problema é que qundo dá lucros ninguém diz nada. Em segundo lugar o subsídio de almoço que se recebe nas férias é um benefício que os trabalhadores recebem. Os bancários, por exemplo, foram os primeiros a ter 25 dias de férias ao invés dos 22. Sabe porquê? Como compensação por aumentos salariais que não tiveram qundo foi acordado esta situação. Seria justo que agora alguém dissesse ” Mas têm 25 dias porquê, a malta só tem 22. Vamos tirar os 3 dias a mais…” Não me parece!

    • Eu tbm tenho subsídio de Al om. Acontece que só o recebo nos dias que trabalho. Escusado será dizer que, quando estou de férias não o recebo e tem a sua lógica. Agora não custa nada pagar o mesmo a estes senhores, quando o Zé povinho é que tem que arcar com tudo isto. Tenham vergonha.

    • Estou de acordo com o subsídio quando trabalham.
      Quando de férias têm o mês em duplicado, não chega ? Vão dizer que não porque as férias são no estrangeiro. Um amigo já reformado, que trabalhou na CGD, vai a médicos especialistas de borla, ou melhor, paga uma parte mas depois recebe.
      Quando deixam de estar ao serviço deviam passar para o SNSaude e acabava-se a mama
      Parece que está a ter lucro, pudera, com o que nos roubam, mas apressaram-se a dividir pelos chulos e os pequenos aforradores que lá têm poupanças chupam no… dedo. O mandão quando esteve no BCP deu de mão beijada ao outro vigarista o que não era dele. Quem nos acode.
      .

  3. A CGD andou cento e qualquer coisa anos a dar lucros de milhoea ao estado, andou varios anos a sustentar Bancos privados para que estes não falissem, mas isso o sr. nao sabe. Informe-se antes de debitar baboseiras.

  4. Não é questão de vergonha!! Os bancários têm algumas regalias, como os trabalhadores de outras empresas têm outras. Tão simples como isto…

RESPONDER

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …