O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que os Estados Unidos vão levantar as sanções contra a Turquia, saudando o sucesso de um cessar-fogo ao longo da fronteira turca com a Síria.
“No início desta manhã, o governo da Turquia informou o meu governo que iria interromper o combate e a sua ofensiva na Síria e tornaria o cessar-fogo permanente”, disse o presidente norte-americano num discurso na Casa Branca.
“Portanto, instruí o Secretário do Tesouro a suspender todas as sanções impostas a 14 de outubro em resposta aos movimentos ofensivos originais da Turquia contra os curdos na região da fronteira nordeste da Síria”, acrescentou.
Trump disse ainda que um “pequeno número” de tropas norte-americanas permanecerá nos campos de petróleo da Síria, apesar de uma retirada mais ampla dos americanos do país. “Nós garantimos o petróleo e, portanto, um pequeno número de tropas norte-americanas permanecerá na área onde eles têm petróleo”, enfatizou.
“Grande êxito na fronteira entre a Turquia e a Síria. Criou-se uma zona de segurança”, escreveu o Presidente norte-americano no Twitter.
Em declarações aos jornalistas, Trump, citado pelo semanário Expresso, afirmou que o cessar-fogo permitiu desbloquear a situação, mas também tornou possível salvar “inúmeras vidas” de curdos.
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, deverá visitar a Casa Branca no próximo mês.
Segundo números do jornal britânico The Guardian, pelos menos 120 sírios morreram e 176.000 pessoas fugiram das suas casas nas últimas duas semanas de violência na região. Do outro lado da fronteira, há ainda registo de 20 civis mortos.
ZAP // Lusa
Trump mais uma vez a mostrar o que um presidente é. Conseguiu a paz no norte da Siria, sem ter de ter tropas no local.