Cessar-fogo permanente na Síria. Trump suspende sanções contra Turquia

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que os Estados Unidos vão levantar as sanções contra a Turquia, saudando o sucesso de um cessar-fogo ao longo da fronteira turca com a Síria.

“No início desta manhã, o governo da Turquia informou o meu governo que iria interromper o combate e a sua ofensiva na Síria e tornaria o cessar-fogo permanente”, disse o presidente norte-americano num discurso na Casa Branca.

“Portanto, instruí o Secretário do Tesouro a suspender todas as sanções impostas a 14 de outubro em resposta aos movimentos ofensivos originais da Turquia contra os curdos na região da fronteira nordeste da Síria”, acrescentou.

Trump disse ainda que um “pequeno número” de tropas norte-americanas permanecerá nos campos de petróleo da Síria, apesar de uma retirada mais ampla dos americanos do país. “Nós garantimos o petróleo e, portanto, um pequeno número de tropas norte-americanas permanecerá na área onde eles têm petróleo”, enfatizou.

“Grande êxito na fronteira entre a Turquia e a Síria. Criou-se uma zona de segurança”, escreveu o Presidente norte-americano no Twitter.

Em declarações aos jornalistas, Trump, citado pelo semanário Expresso, afirmou que o cessar-fogo permitiu desbloquear a situação, mas também tornou possível salvar “inúmeras vidas” de curdos.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, deverá visitar a Casa Branca no próximo mês.

Segundo números do jornal britânico The Guardian, pelos menos 120 sírios morreram e 176.000 pessoas fugiram das suas casas nas últimas duas semanas de violência na região. Do outro lado da fronteira, há ainda registo de 20 civis mortos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …