PJ faz buscas no Sporting e no Benfica. César Boaventura detido

César Boaventura / Facebook

O agente desportivo César Boaventura

Suspeita de branqueamento de capitais, fraude fiscal, burla qualificada e falsificação informática motivou a detenção de César Boaventura.

A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas nas instalações do Benfica e do Sporting, por suspeitas dos crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal, burla qualificada e falsificação informática.

O empresário César Boaventura foi detido.

Em causa está a “Operação Malapata” que levou à detenção de três pessoas no total. Além do agente ligado a vários negócios com o Benfica, a CNN Portugal apurou que há um empresário do setor metalúrgico detido, também ele indiciado pelos referidos crimes.

Foram realizadas 28 buscas domiciliárias e não domiciliárias esta quarta-feira, nos concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Funchal, Benavente e Lisboa.

Segundo o Público, foram identificados, até ao momento, movimentos financeiros, em várias plataformas, num montante superior a 70 milhões de euros.

“Através do exercício de atividade comercial fictícia de sociedades geridas pelos suspeitos, assim como de correspondentes contas bancárias tituladas por terceiros, em território nacional e no estrangeiro, aqueles lograram criar um intrincado esquema de faturação/movimentação financeira que ofereciam tanto como veículo de branqueamento para terceiros, prestando assim esse serviço ilícito pelo qual seriam remunerados, como para ocultação dos proveitos gerados da própria atividade legítima dos próprios e de terceiros, nos sectores indicados”, detalha a PJ.

“A vantagem patrimonial em sede fiscal, estimada, associada ao principal visado, atinge o montante de 1,5 milhões de euros, apenas com base em elementos já confirmados”, acrescenta em comunicado.

Sporting e Benfica confirmam buscas

A operação motivou buscas no Estádio José Alvalade, em Lisboa. O Sporting já reagiu em comunicado, esclarecendo que nem a SAD, nem o clube são alvo da investigação, “direta ou indiretamente”.

“A Sporting SAD e o Clube não são alvo da investigação, direta ou indiretamente, não têm qualquer relação com o investigado, nem são visados na matéria das buscas. Mais informamos que tudo decorreu de forma célere, tendo a Sporting SAD entregue os documentos que lhe foram solicitados”, lê-se na nota, citada pelo Tribuna Expresso.

O Benfica também confirmou as buscas na suas instalações e diz estar “a colaborar com as autoridades nas diligências realizadas ao longo do dia”.

“O Sport Lisboa e Benfica confirma que está a colaborar com as autoridades nas diligências realizadas ao longo do dia de hoje no âmbito de um processo que se encontra em segredo de justiça”, lê-se no comunicado do clube da Luz.

A nota salienta que o SLB “não é arguido ou sequer visado neste processo, nem qualquer membro dos seus órgãos sociais”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.