“Estão certos em ter medo”. Zelenskyy diz que Rússia está a perder a guerra

1

Sergey Dolzhenko/EPA

Volodymyr Zelenskyy

No seu discurso a 01 de janeiro, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, destacou o “sentido de união, autenticidade e vida” da Ucrânia, que disse contrastar “drasticamente” com o “medo que prevalece na Rússia”.

Os russos “têm medo” e isso “dá para sentir”, referiu, acrescentando, no mesmo comunicado, que “estão certos em ter medo. Porque estão a perder. Os drones e mísseis não os vão ajudar”. A Rússia não vai “tirar” a independência à Ucrânia, indicou igualmente o líder ucraniano.

Zelenskyy agradeceu à Força Aérea do país por ter abatido 45 drones explosivos num ataque lançado pelas forças russas durante a passagem de ano. Além disso, garantiu que haverá uma resposta a todos os ataques da Rússia e destacou as investidas contra as regiões de Kherson, Nikopol e Kharkiv.

“Todos os que lutam contra o inimigo na linha da frente” tiveram ainda direito a um agradecimento, assim como os trabalhadores que tentam restaurar a energias nas zonas onde esse fornecimento foi afetado devido aos ataques da Rússia.

No último dia de 2022, várias cidades ucranianas foram atingidas por ataques de mísseis russos. No Twitter, Olena Zelenska, a primeira-dama da Ucrânia, considerou que “arruinar a vida dos outros é um hábito repugnante” das forças russas.

Considerou ainda que a Ucrânia vai “ser ainda mais forte”, lembrando que no Ano Novo “as cidades devem ser cobertas por uma onda de festa, alegria e esperança”, mas que as cidades ucranianas foram “novamente cobertas por uma onda de mísseis da Rússia”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.