Certificados do Tesouro de há cinco anos vão render “jackpot”

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM), comprados há cinco anos, chegam ao fim em outubro com uma taxa de juro acima de 9%.

Se comprou Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) há cinco anos, então pode preparar-se para um “jackpot” em outubro. Segundo o jornal ECO, estes chegam agora ao fim com uma taxa de juro acima de 9%. O elevado retorno deve-se fundamentalmente à subida do PIB no último ano.

Em termos práticos, se em 2017 investiu, por exemplo, 10 mil euros em CTPM, além de receber o seu dinheiro de volta, ainda vai receber mais de 900 euros brutos e ainda um bónus que corresponde a 80% do crescimento do PIB.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os últimos quatro trimestres apresentaram um crescimento médio do PIB português de 7,3%. Isto significa que o prémio dos CTPM a pagar pelo Estado em outubro será de 5,84%.

A esta percentagem acrescenta-se ainda a taxa de juro de 3,25% no quinto ano de maturidade, resultando num total de 9,09% brutos.

Ainda que seja um grande retorno ao investimento, fica aquém daquilo que os Certificados do Tesouro renderam nos últimos três meses. Em julho, agosto e setembro, os CTPM tiveram prémios de 7,74%, em comparação com os 5,84% de outubro.

Em outubro de 2017, os CTPM foram substituídos pelos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) — que, entretanto, já deram lugar a outros Certificados do Tesouro, de valor mais baixo, os Certificados do Tesouro Poupança Valor (CTPV).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.