Central do Pego. Governo acusado de leiloar um bem que não lhe pertence

António Cotrim / Lusa

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes

O Governo está a ser acusado de querer leiloar a Central do Pego, um bem que, segundo a Trustenergy, não lhe pertence.

Em outubro de 2019, o primeiro-ministro anunciou que o Governo estava preparado para encerrar a central termoelétrica do Pego no final de 2021. A central a carvão tem o fecho previsto para novembro.

Os autarcas da região do Médio Tejo apontam o dedo ao Ministério do Ambiente pelo facto de ainda não haver garantia de continuidade na região de um grande centro de produção de energia, gerador de emprego e de rendimento.



Agora, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática já disse querer leiloar a Central do Pego.

No entanto, segundo o Público, o presidente executivo da Trustenergy diz que este bem lhe pertence e acusa o Governo de estar a meter-se em assuntos da esfera empresarial.

“Não entendemos a pertinência de o Estado se intrometer em questões entre acionistas de empresas privadas”, diz José Grácio.

O Governo planeia abrir concurso para o ponto de ligação à rede da Tejo Energia, cujas licenças acabam em novembro. A Trustenergy detém 56% do capital desta central em Abrantes, tendo um plano que passa pela instalação, numa primeira fase, de uma central para queima de biomassa florestal. Numa outra fase, passa para energias renováveis e para metano e hidrogénio verde.

A acionista minoritária, a Endesa, tem um outro plano que também passa pelas energias renováveis, mas que rejeita o aproveitamento da biomassa.

Em maio, Matos Fernandes avançou que o ponto de ligação à rede da Tejo Energia, um “ativo que é público”, seria posto a concurso. Contudo, José Grácio garante que este bem já tem dono.

“O ponto de ligação pertence por direito à Tejo. Afirmamos isso porque temos pareceres jurídicos nesse sentido, mas essencialmente porque em 2007 a Tejo Energia pagou e assumiu custos adicionais para adquirir o ponto de ligação. Isso é factual”, disse o presidente executivo da Trust Energy ao jornal Público.

Grácio acusou o Governo de imiscuir-se em “questões entre acionistas” e relembrou que a sua empresa “tem 56% das ações da Tejo Energia”, ou seja, a maioria do capital.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …