Centeno sondado para substituir Dijsselbloem no Eurogrupo

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno, com Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo

Mário Centeno terá sido sondado para assumir a presidência do Eurogrupo e suceder ao holandês Jeroen Dijsselbloem. Mas essa possibilidade estará descartada, no imediato, por António Costa que não pretende “perder” o seu ministro das Finanças para Bruxelas.

A notícia é avançada na edição deste sábado do semanário Expresso, que nota que os bons resultados de Centeno na pasta das Finanças portuguesa, com as recentes boas notícias sobre a economia nacional, o colocam como uma aposta a considerar para a presidência do Eurogrupo.

Depois das polémicas declarações sobre os parceiros europeus que pediram ajuda financeira, em que insinuou que gastaram o dinheiro em “copos e mulheres”, a saída de Jeroen Dijsselbloem da presidência do Eurogrupo é vista como quase certa.

E os “socialistas europeus procuram um nome do Sul da Europa para suceder ao holandês”, salienta o Expresso, notando que Mário Centeno já foi sondado.

“Mas António Costa não quer o ministro das Finanças dividido entre Lisboa e Bruxelas“, acrescenta o semanário, que cita uma fonte governamental não identificada a notar que a liderança do Eurogrupo não é, “para já”, uma prioridade para Portugal.

Ora, este “para já” deixa aberta a porta a uma possível mudança de opinião, daqui a alguns meses, conforme refere o jornal, frisando que o primeiro-ministro pretende primeiro ver resolvidas várias das negociações em em andamento com a Comissão Europeia e com o Banco Central Europeu.

Costa quer assim que Centeno tenha liberdade para defender os interesses de Portugal no Eurogrupo, algo que ficaria comprometido se assumisse a liderança, o que o obrigaria a representar os interesses de todos os países.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Está na moda escolherem-se os que se consideram os mais fracos por serem mais facilmente manipulados- é a realidade perversa dos nossos tempos, o mérito fica esquecido por ser um obstáculo

  2. Eu até sou capaz de acreditar! porque o nosso Centeno é uma pessoa de valor! e eles pretendem é roubar-nos o que nos faz falta, para interesse deles! são uns espertalhões…

  3. Afinal não era a notícia do 1º de abril, o que torna a notícia ainda mais anedótica !
    Não confiava a limpeza das escadas ao Centeno…
    Mas da UE já se espera tudo. Desde que vimos a escolha do incompetente Vítor Constância já nada surpreende.
    Se a zona euro está em agonia, isso deve-se aos cromos que escolhem para a liderar!

RESPONDER

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …