Centeno sondado para substituir Dijsselbloem no Eurogrupo

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno, com Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo

Mário Centeno terá sido sondado para assumir a presidência do Eurogrupo e suceder ao holandês Jeroen Dijsselbloem. Mas essa possibilidade estará descartada, no imediato, por António Costa que não pretende “perder” o seu ministro das Finanças para Bruxelas.

A notícia é avançada na edição deste sábado do semanário Expresso, que nota que os bons resultados de Centeno na pasta das Finanças portuguesa, com as recentes boas notícias sobre a economia nacional, o colocam como uma aposta a considerar para a presidência do Eurogrupo.

Depois das polémicas declarações sobre os parceiros europeus que pediram ajuda financeira, em que insinuou que gastaram o dinheiro em “copos e mulheres”, a saída de Jeroen Dijsselbloem da presidência do Eurogrupo é vista como quase certa.

E os “socialistas europeus procuram um nome do Sul da Europa para suceder ao holandês”, salienta o Expresso, notando que Mário Centeno já foi sondado.

“Mas António Costa não quer o ministro das Finanças dividido entre Lisboa e Bruxelas“, acrescenta o semanário, que cita uma fonte governamental não identificada a notar que a liderança do Eurogrupo não é, “para já”, uma prioridade para Portugal.

Ora, este “para já” deixa aberta a porta a uma possível mudança de opinião, daqui a alguns meses, conforme refere o jornal, frisando que o primeiro-ministro pretende primeiro ver resolvidas várias das negociações em em andamento com a Comissão Europeia e com o Banco Central Europeu.

Costa quer assim que Centeno tenha liberdade para defender os interesses de Portugal no Eurogrupo, algo que ficaria comprometido se assumisse a liderança, o que o obrigaria a representar os interesses de todos os países.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Está na moda escolherem-se os que se consideram os mais fracos por serem mais facilmente manipulados- é a realidade perversa dos nossos tempos, o mérito fica esquecido por ser um obstáculo

  2. Eu até sou capaz de acreditar! porque o nosso Centeno é uma pessoa de valor! e eles pretendem é roubar-nos o que nos faz falta, para interesse deles! são uns espertalhões…

  3. Afinal não era a notícia do 1º de abril, o que torna a notícia ainda mais anedótica !
    Não confiava a limpeza das escadas ao Centeno…
    Mas da UE já se espera tudo. Desde que vimos a escolha do incompetente Vítor Constância já nada surpreende.
    Se a zona euro está em agonia, isso deve-se aos cromos que escolhem para a liderar!

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …