Centeno sondado para substituir Dijsselbloem no Eurogrupo

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno, com Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo

Mário Centeno terá sido sondado para assumir a presidência do Eurogrupo e suceder ao holandês Jeroen Dijsselbloem. Mas essa possibilidade estará descartada, no imediato, por António Costa que não pretende “perder” o seu ministro das Finanças para Bruxelas.

A notícia é avançada na edição deste sábado do semanário Expresso, que nota que os bons resultados de Centeno na pasta das Finanças portuguesa, com as recentes boas notícias sobre a economia nacional, o colocam como uma aposta a considerar para a presidência do Eurogrupo.

Depois das polémicas declarações sobre os parceiros europeus que pediram ajuda financeira, em que insinuou que gastaram o dinheiro em “copos e mulheres”, a saída de Jeroen Dijsselbloem da presidência do Eurogrupo é vista como quase certa.

E os “socialistas europeus procuram um nome do Sul da Europa para suceder ao holandês”, salienta o Expresso, notando que Mário Centeno já foi sondado.

“Mas António Costa não quer o ministro das Finanças dividido entre Lisboa e Bruxelas“, acrescenta o semanário, que cita uma fonte governamental não identificada a notar que a liderança do Eurogrupo não é, “para já”, uma prioridade para Portugal.

Ora, este “para já” deixa aberta a porta a uma possível mudança de opinião, daqui a alguns meses, conforme refere o jornal, frisando que o primeiro-ministro pretende primeiro ver resolvidas várias das negociações em em andamento com a Comissão Europeia e com o Banco Central Europeu.

Costa quer assim que Centeno tenha liberdade para defender os interesses de Portugal no Eurogrupo, algo que ficaria comprometido se assumisse a liderança, o que o obrigaria a representar os interesses de todos os países.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Está na moda escolherem-se os que se consideram os mais fracos por serem mais facilmente manipulados- é a realidade perversa dos nossos tempos, o mérito fica esquecido por ser um obstáculo

  2. Eu até sou capaz de acreditar! porque o nosso Centeno é uma pessoa de valor! e eles pretendem é roubar-nos o que nos faz falta, para interesse deles! são uns espertalhões…

  3. Afinal não era a notícia do 1º de abril, o que torna a notícia ainda mais anedótica !
    Não confiava a limpeza das escadas ao Centeno…
    Mas da UE já se espera tudo. Desde que vimos a escolha do incompetente Vítor Constância já nada surpreende.
    Se a zona euro está em agonia, isso deve-se aos cromos que escolhem para a liderar!

RESPONDER

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …