Centeno diz que probabilidade de prolongar moratórias “é reduzida”

Stephanie Lecocq / EPA

O governador do Banco de Portugal (BdP) afirmou, esta quarta-feira, que a probabilidade de se estender as moratórias bancárias é “reduzida”, embora não queira já fechar a porta a essa possibilidade.

A Assembleia da República aprovou, na generalidade, com o voto contra do PS, um projeto de lei do PCP para prolongar as moratórias bancárias por mais seis meses. No mesmo dia, numa entrevista à TVI24, Mário Centeno explicou que a probabilidade dessa extensão ocorrer “é reduzida”.

“As consequências de uma moratória que não está enquadrada nas orientações da Autoridade Bancária Europeia tem alguns aspetos gravosos quer para os bancos quer para os próprios clientes. A probabilidade de haver uma extensão é reduzida, mas essa porta não está fechada”, afirmou o governador do Banco de Portugal.

O ex-ministro das Finanças lembrou ainda que Portugal tem as moratórias mais longas de duração (18 meses), tendo considerado que “são as mais amplas no seu âmbito e que não foram restritas a nenhuma empresa por dimensão, nem setor, quando em outros países da Europa isso aconteceu”.

Portugal foi dos “primeiros países da Europa a implementar moratórias para o crédito” e “está a ser dos últimos a sair”, destacou ainda.

Tal como recorda o canal televisivo, a adesão às moratórias públicas por parte de particulares (para crédito à habitação e ao consumo destinado a educação) e empresas terminou esta quarta-feira, sendo que quem o faça agora poderá beneficiar desta medida de diferimento do pagamento do crédito (capital e/ou juros) por um máximo de nove meses.

Já os particulares que aderiram às moratórias privadas para o crédito à habitação também retomam a partir desta quinta-feira o pagamento do empréstimo sendo que, segundo os dados do BdP, estão nesta situação cerca de 86 mil famílias. No caso do crédito ao consumo, a moratória privada aplica-se até 12 meses após a contratação, com o limite de 30 de junho.

Na mesma entrevista, Centeno também abordou a questão do Novo Banco que, na semana passada, pediu ao Fundo de Resolução mais quase 600 milhões de euros. O governador do BdP referiu que havia projeções que apontavam que o banco iria precisar de uma injeção de capital inferior a esse montante e que isso ainda pode acontecer.

“Havia projeções e havia contas que demonstravam a possibilidade do valor ser mais baixo e isso ainda não está demonstrado que não seja assim. Como é normal neste contrato, que esteve associado à venda do Novo Banco, há um conjunto de verificações que decorrem neste período de 30 dias, um pouco mais, até à injeção de capital do Fundo de Resolução no Novo Banco que permitirão, ou não, validar essa número”, disse.

“Eu tenho neste dossier, como em todos os outros, uma enorme preocupação e que é a de que, perante um compromisso, todas as partes o possam honrar. Todas as partes não é só o Governo, que aqui tem uma parte reduzida”, adiantou.

Também questionado sobre a decisão do Governo de enviar os diplomas dos apoios sociais para o Tribunal Constitucional, o ex-ministro de António Costa considerou que, se existem dúvidas sobre a Constituição, estas devem ser desfeitas.

“O Estado de Direito de qualquer país começa na Constituição e quando nós não respeitamos a nossa Constituição, não nos respeitamos a nós próprios. Se há dúvidas sobre o respeito da Constituição eu acho que é legítimo que essas dúvidas sejam eliminadas”, declarou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …