//

Centeno entre os cinco candidatos à presidência do Eurogrupo

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro de Finanças figura na lista dos cinco candidatos à presidência do Eurogrupo, em substituição do holandês Jeroen Dijsselbloem, que conclui o seu mandato no próximo mês de janeiro.

De acordo com o Expresso, além de Mário Centeno, na “short list” de candidatos figura também o ministro espanhol Luis de Guindos, o eslovaco Peter Kazimir, o francês Bruno Le Maire e o luxemburguês Pierre Gramegna.

Falta um mês para a eleição do novo presidente, prevista para 4 de dezembro, por isso, o Eurogrupo vai começar a discutir oficialmente a sucessão de Jeroen Dijsselbloem na próxima segunda-feira.

Segundo o semanário, caso se mantenha “o equilíbrio de postos entre as diversas famílias políticas”, o cargo será para um socialista, como é o caso de Centeno ou do ministro eslovaco.

A questão de uma possível candidatura chega num bom momento para Centeno, depois dos principais organismos internacionais terem revisto em alta as suas pautas de crescimento para Portugal.

Centeno dirige a pasta das Finanças desde novembro de 2015 e é um dos membros com mais peso no Executivo de António Costa.

O Governo português foi especialmente crítico com Dijsselbloem depois das suas polémicas declarações, nas quais acusava os países do sul da União Europeia de gastar todo o dinheiro “em copos e mulheres”.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.