Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

Mário Cruz / Lusa

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP).

A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, tendo anunciado que Mário Centeno começa os trabalhos no Banco de Portugal como governador já na próxima segunda-feira.

“O Conselho de Ministros designou hoje, sob proposta do ministro de Estado e das Finanças, Mário José Gomes de Freitas Centeno, para o cargo de governador do Banco de Portugal”, afirmou aos jornalistas.

Esta quarta-feira, a Comissão de Orçamento e Finanças já tinha aprovado o relatório descritivo da audição do ex-ministro das Finanças para o cargo. Só o PS votou a favor e o PSD e o PCP abstiveram-se. Bloco de Esquerda, PAN, CDS, Iniciativa Liberal e o deputado social-democrata Álvaro Almeida votaram contra.

Durante o debate que antecedeu a votação, os deputados precisaram que o voto contra não visava o conteúdo do relatório, mas o facto de não concordarem com a escolha de Centeno para ocupar aquelas funções depois de ter sido ministro das Finanças.

Mário Centeno, que também já foi presidente do Eurogrupo, é o primeiro nome proposto para a cúpula do Banco de Portugal a receber votos negativos do Parlamento.

O ex-ministro sucede a Carlos Costa, cujo mandato terminou a 8 de julho, depois de dez anos no cargo.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ora aí está, o Cristiano das finanças, sempre a driblar e a fintar, o que assistimos, os do contra, foi tudo apenas fachada para a falta de vergonhada, de TODOS, na tromba, não ser maior do que efetivamente o é!
    Como contribuinte não tenho poder para nada, a não ser votar no partido que ainda não assentou no mocho!

  2. Boa!
    O outro troglodita, autor dum enorme aumento dos impostos, que decidiu que ia para além da troika na politica de resgate, esmagando o povo português até mais não (ai, aguenta, aguenta!) teve tão excelente desempenho, que foi directamente contratado pelos nossos torcionários troikistas! Tá em Bruxelas, a encher os bolsos!
    Este troglodita, que nada tem de parvo, todo enfeitado da sua recém-adquirida auréola, pôs-se à sombra, antes que a temperatura aquecesse. Nada mau, para o general das finanças, que no momento em que Portugal e os portugueses se preparam para enfrentar a crise económica do século XXI, cuja amplitude total ainda desconhecemos, despede-se das tropas e escolhe o paraíso económica, onde vai triplicar, quiçá quadruplicar o salário. Não tem nada de parvo, mas é apenas mais um de entre os nossos políticos que escolheu orientar-se, em vez de orientar o país na tentativa de limitar os estragos e de acelerar a saída da crise…
    Merece que lhe escrevam a história pessoal e proponho o seguinte título: “Grandeza e misérias do grande cativador “.
    Lembram-se do outro a quem cuspiram no super-mercado? Cá me parece que este artista merece outro tanto! Mas desta vez também podem incluir alguns cuspidores que já estejam a aguardar os resultado do teste, pode ser que lhe sirva…
    Ex-admirador do Mário Centeno, arrependo-me todo!

  3. Eu até penso, apesar de não perceber nada do assunto, que este homem tem capacidades para o cargo, e já se sabia que o outro Costa teria que saír, assim sendo…
    O que me chateia são as mentiras palacianas, os tabus refinados, as politiquices da treta, o ludibriar do povo pagador, os jogos de interesses que se promovem no sistema governativo, em resumo, essa filhadaputice dos senhores da política.
    Que Portugal MARAVILHOSO.

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …