Centeno não recebeu proposta concreta de injeção única no Novo Banco

Mario Cruz / Lusa

O Ministro das Finanças, Mário Centeno

Todos os anos, o Novo Banco tem exigido injeções de capital por parte do Fundo de Resolução, que é financiado pelo Estado. Surgiu agora a possibilidade de ser feita uma injeção única. Apesar de Centeno não se opor, o ministro diz que não recebeu nenhuma proposta concreta.

“O Ministério das Finanças não recebeu nenhuma proposta concreta de uma injeção de capital única do Fundo de Resolução no Novo Banco”, afirmou, ao Jornal de Negócios, o gabinete de Mário Centeno, em resposta à questão colocada pelo Bloco de Esquerda, sobre a aplicação do dinheiro remanescente do mecanismo de capital contingente possa ser aplicado todo de uma só vez.

O Novo Banco prepara-se para fechar o ano com prejuízos avultados, reflexo do esforço de limpeza de balanço. Estes prejuízos deverão exigir uma nova injeção do Fundo de Resolução. O Jornal Económico revelou recentemente que a instituição se prepara para pedir 700 milhões de euros, acima dos 600 milhões orçamentados por Centeno.

O mecanismo para aplicar uma injeção única ao Novo Banco foi avançado pelo semanário Expresso em novembro. Segundo o jornal, o dinheiro que o Fundo de Resolução ainda tem para injetar no Novo Banco, que pode ir até dois mil milhões euros, pode ser antecipado e colocado de uma só vez no banco.

Nas respostas enviadas ao BE, o Ministério das Finanças lembrou que uma nova injeção no banco liderado por António Ramalho apenas acontecerá “depois de serem conhecidos os resultados anuais do banco em 2019” e que “o pagamento do Fundo de Resolução só será realizado após a certificação legal de contas do Novo Banco e a conclusão de todos os procedimentos de verificação necessários”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …

Tensão no Mar do Sul. China em manobras militares, EUA enviam dois porta-aviões nucleares

Os Estados Unidos enviaram os super-porta-aviões nucleares USS Ronald Reagan e USS Nimitz para o Mar do Sul da China, região onde forças navais chinesas estão a realizar exercícios militares. "O nosso objetivo é enviar um …

Portugueses querem Centeno no BdP. 72% considera "muito importante" Champions em Lisboa

Mais de 70% dos portugueses consideram “muito importante” a realização da fase final da Liga dos Campeões europeus de futebol em Portugal e 11,1% acham que é apenas “importante”, segundo um estudo da Eurosondagem divulgado …

Marcelo tinha dúvidas em assinar nacionalização. TAP já começou a dispensar trabalhadores

A TAP já está a dispensar trabalhadores e espera-se uma reestruturação "dolorosa" no âmbito do processo em que o Estado reforçou a sua posição na estrutura accionista da companhia. O Presidente da República admitiu que …