“Centeno é no Eurogrupo o que a geringonça não o deixou ser em Portugal”

GUE/NGL / Flickr

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (BE)

Marisa Matias afirmou, em entrevista ao Jornal de Negócios, que se não fosse a geringonça, Mário Centeno seria como ministro das Finanças aquilo que representa enquanto líder do Eurogrupo.

Em entrevista ao Jornal de Negócios esta terça-feira, Marisa Matias afirmou que os últimos quatro anos de geringonça serviram, nem que seja, para controlar Mário Centeno e evitar que o presidente do Eurogrupo se substituísse ao ministro das Finanças português.

“Centeno à frente do Eurogrupo tem tido espaço para dar asas ao que teria sido o seu verdadeiro programa económico em Portugal se não houvesse a geringonça. Provavelmente, está mais confortável como presidente do Eurogrupo do que como ministro das Finanças, onde está condicionado pelo programa resultante do acordo parlamentar”, atirou a cabeça de lista do Bloco de Esquerda às europeias.

Durante a entrevista, Marisa Matias chegou mesmo a destacar a “contradição profunda, e provavelmente insanável”, entre Mário Centeno ministro das Finanças de Portugal, “que tem de responder a um acordo parlamentar”, e o Centeno presidente do Eurogrupo.

Além disso, e apesar dos último quatro anos de proximidade com o Governo do PS, Matias sublinhou que o Bloco de Esquerda continua a defender uma “solução multilateral” da dívida, isto é, a reestruturação da dívida continua uma carta do baralho.

“Muito mais de metade dos países da zona euro tem dívidas acima dos 60% inscritos no tratado orçamental e isso mostra que há um problema de fundo e que alguma coisa não está a funcionar”, começou por dizer a bloquista.

“A dívida não é só resultado do que nos tentaram convencer – padrões de consumo individuais ou com investimento público –, é sobretudo resultado de fatores de dependência externa de Portugal. Temos trabalhado com propostas para limitar esses fatores, em particular no setor energético. O Bloco defende um acordo para uma renegociação multilateral das dívidas públicas“, afirmou.

Para a cabeça de lista do Bloco às eleições europeias, é “inevitável” que a União Europeia avance neste sentido.

É insustentável manter estes níveis de divergência macroeconómica. Nos últimos 20 anos, e com as fragilidades da arquitetura do euro, essa fragilidade agravou-se. Se não começarmos a dirigir-nos aos problemas essenciais, eles caem-nos em cima. O que parece impossível num dado momento torna-se inevitável no momento a seguir”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta agora quer pretender fazer acreditar que por cá o Centeno fez bom trabalho graças à camarilha de extremistas que apoiam o governo e que por lá anda à rédea solta pelo meio um grupo de outra ideologia, é pena não ver os podres que se vão criando por cá logo a começar na saúde passando por outros sectores da sociedade, o que andará ela por lá a fazer?

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …