Centeno envia “plano de contingência” secreto para Bruxelas

O Programa de Estabilidade enviado por Portugal para a Comissão Europeia tem um “anexo secreto”, uma lista de alternativas que será determinante para a avaliação das contas públicas. O ministro já assumiu que “o Governo está preparado para um plano de contingência”.

Segundo o jornal i, Mário Centeno terá enviado um documento anexo com medidas que não foram discutidas no Parlamento, relacionadas com as reformas a seguir para se chegar ao défice de 1,4% em 2017.

Expresso classifica o documento como um “anexo secreto” com medidas extraordinárias a aplicar nas finanças públicas.

Algumas destas medidas já tinham sido reveladas na semana passada, nomeadamente a redução de funcionários públicos, o efeito positivo da garantia do BPP, as poupanças com as Parcerias Público Privadas (PPP) e o aumento do IMI para quem tem segundas habitações.

No entanto, a lista de Centeno tem outras opções de política orçamental que não foram discriminadas no plano entregue no Parlamento e que só serão detalhadas quando for elaborado o Orçamento do Estado para 2017.

Esta quarta-feira à noite, depois do debate do Programa de Estabilidade, Mário Centeno revelou algumas dessas medidas em entrevista à RTP, mas nunca se referiu a elas como secretas, afirmando tratarem-se de um “plano de contingência”.

“O Governo está preparado para um plano de contingência, que está obviamente estudado e analisado. Não é algo que se anuncie ou preanuncie”, assumiu. Ainda assim, o governante reiterou estar convencido de que este não será necessário. “O plano B do Governo é executar o plano A de forma muito rigorosa”, sublinhou.

“Aquilo que não vamos ter é uma autoimposição de cortes transversais não adequados à situação concreta que estamos a viver”, garantiu, afirmando que caso surjam desvios estes serão estudados caso a caso.

O Programa de Estabilidade prevê um défice de 1,4% para 2017, representando uma redução de 1.400 milhões de euros face a 2016, em que se prevê que Portugal chegue ao fim do ano com o défice nos 2,2%.

Esta forte redução será possível, segundo Centeno, devido à poupança de 450 milhões de euros que resultam da conclusão do processo do BPP – informação também é avançada pelo i.

As empresas públicas também terão uma poupança a rondar os 135 milhões de euros no próximo ano, com a redefinição dos seus programas de investimento.

A restante redução chegará por via do “impacto do crescimento económico nas receitas fiscais e nas contribuições sociais” e de “medidas de grande rigor nos consumos intermédios, poupanças com PPP e evolução do número de funcionários públicos”, referiu Centeno na entrevista à RTP.

Atualização: Costa garante que não há nenhum plano secreto enviado para Bruxelas

ZAP

6 COMENTÁRIOS

  1. De todo o conteúdo que eu li,as declarações do Senhor Ministro não fala em aumento de produção? Será que nos estamos a governar sómente com dinheiro dos impostos,isto é possível ou o dinheiro para este governo cai do Ceu aos trambolhões,meus senhores era bom terem consciência do terreno que pisam-Ok.

  2. Mais tarde ou mais cedo se descobrirão todas as artimanhas do governo, bom seria que não as houvesse e que todos os políticos pautassem pela honestidade, mas isso poderá ser um pedido dos portugueses a essa gente de esquerda que agora governa e que têm sempre palavrinhas muito dóceis para agradar aos tolos para que mais uma vez não caíssem no conto do vigário.

    • Ainda bem que no seu mundo de fantasia, os partidos da oposição (nomeadamente o PSD e o CDS), são todos honestos, como se viu no ultimo governo!…

RESPONDER

Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV. O Público avança que um dos …

Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha

A vice-presidente do Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas. "Carles Puigdemont …

Armamento roubado em Tancos encontrado na Chamusca

A Polícia Judiciária Militar informou, esta quarta-feira, que encontrou na zona da Chamusca, distrito de Santarém, o material de guerra roubado dos Paióis Nacionais de Tancos. Segundo o Público, a Polícia Judiciária Militar (PJM) fez uma …

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com …

Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores. A ligação entre o açúcar e …

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

António Costa aceitou esta quarta-feira a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Constança Urbano de Sousa apresentou na noite desta terça-feira a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota …

Os africanos tiveram antepassados de pele clara

Segundo um novo estudo, as teorias científicas que diziam que os hominídeos só começaram a ter pele clara quando saíram de África estão erradas. Uma equipa de geneticistas da Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, nos EUA, …

Misteriosos "portões" antigos descobertos na Arábia Saudita

A descoberta de 400 estruturas de pedra antigas, na Arábia Saudita, está a intrigar os arqueólogos que ainda não conseguiram determinar de quando datam, nem para que foram construídas ou que fim tiveram. Estas estruturas de …

Propulsor elétrico da NASA bate recordes e pode levar-nos a Marte

Um propulsor que está a ser desenvolvido para uma futura missão da NASA para Marte quebrou vários recordes durante os testes, sugerindo que a tecnologia está no caminho para levar os humanos ao planeta vermelho …

Marcelo dá "última oportunidade" a Costa (com peso na consciência e no mandato)

Naquele que já foi considerado o discurso mais duro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa ameaçou "usar todos os poderes" contra a "fragilidade do Estado". Em Oliveira do Hospital, local que escolheu para …