Centeno envia “plano de contingência” secreto para Bruxelas

O Programa de Estabilidade enviado por Portugal para a Comissão Europeia tem um “anexo secreto”, uma lista de alternativas que será determinante para a avaliação das contas públicas. O ministro já assumiu que “o Governo está preparado para um plano de contingência”.

Segundo o jornal i, Mário Centeno terá enviado um documento anexo com medidas que não foram discutidas no Parlamento, relacionadas com as reformas a seguir para se chegar ao défice de 1,4% em 2017.

Expresso classifica o documento como um “anexo secreto” com medidas extraordinárias a aplicar nas finanças públicas.

Algumas destas medidas já tinham sido reveladas na semana passada, nomeadamente a redução de funcionários públicos, o efeito positivo da garantia do BPP, as poupanças com as Parcerias Público Privadas (PPP) e o aumento do IMI para quem tem segundas habitações.

No entanto, a lista de Centeno tem outras opções de política orçamental que não foram discriminadas no plano entregue no Parlamento e que só serão detalhadas quando for elaborado o Orçamento do Estado para 2017.

Esta quarta-feira à noite, depois do debate do Programa de Estabilidade, Mário Centeno revelou algumas dessas medidas em entrevista à RTP, mas nunca se referiu a elas como secretas, afirmando tratarem-se de um “plano de contingência”.

“O Governo está preparado para um plano de contingência, que está obviamente estudado e analisado. Não é algo que se anuncie ou preanuncie”, assumiu. Ainda assim, o governante reiterou estar convencido de que este não será necessário. “O plano B do Governo é executar o plano A de forma muito rigorosa”, sublinhou.

“Aquilo que não vamos ter é uma autoimposição de cortes transversais não adequados à situação concreta que estamos a viver”, garantiu, afirmando que caso surjam desvios estes serão estudados caso a caso.

O Programa de Estabilidade prevê um défice de 1,4% para 2017, representando uma redução de 1.400 milhões de euros face a 2016, em que se prevê que Portugal chegue ao fim do ano com o défice nos 2,2%.

Esta forte redução será possível, segundo Centeno, devido à poupança de 450 milhões de euros que resultam da conclusão do processo do BPP – informação também é avançada pelo i.

As empresas públicas também terão uma poupança a rondar os 135 milhões de euros no próximo ano, com a redefinição dos seus programas de investimento.

A restante redução chegará por via do “impacto do crescimento económico nas receitas fiscais e nas contribuições sociais” e de “medidas de grande rigor nos consumos intermédios, poupanças com PPP e evolução do número de funcionários públicos”, referiu Centeno na entrevista à RTP.

Atualização: Costa garante que não há nenhum plano secreto enviado para Bruxelas

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. De todo o conteúdo que eu li,as declarações do Senhor Ministro não fala em aumento de produção? Será que nos estamos a governar sómente com dinheiro dos impostos,isto é possível ou o dinheiro para este governo cai do Ceu aos trambolhões,meus senhores era bom terem consciência do terreno que pisam-Ok.

  2. Mais tarde ou mais cedo se descobrirão todas as artimanhas do governo, bom seria que não as houvesse e que todos os políticos pautassem pela honestidade, mas isso poderá ser um pedido dos portugueses a essa gente de esquerda que agora governa e que têm sempre palavrinhas muito dóceis para agradar aos tolos para que mais uma vez não caíssem no conto do vigário.

    • Ainda bem que no seu mundo de fantasia, os partidos da oposição (nomeadamente o PSD e o CDS), são todos honestos, como se viu no ultimo governo!…

RESPONDER

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …