Ministro Centeno criticou prémios no Novo Banco. Governador Centeno é ouvido hoje no Parlamento

Nuno Fox / Lusa

Mário Centeno

Mário Centeno vai esta terça-feira ao Parlamento, enquanto governador do Banco de Portugal, para falar sobre os prémios no Novo Banco.

A gestão do Novo banco pode receber, em 2022, prémios referentes ao desempenho do banco em 2019, no valor de quase dois milhões de euros, apesar de o montante poder ainda ser reduzido.

Enquanto ministro das Finanças, Mário Centeno alertou que o banco podia recuar nessa opção. Meses depois, António Ramalho confirmou numa entrevista à SIC Notícias que o pagamento dos prémios estava em cima da mesa. Agora, chegou a vez de Mário Centeno se pronunciar enquanto governador do Banco de Portugal (BdP).

Em maior de 2020, no Parlamento, Centeno disse que “o Governo concorda com a orientação da EBA [a autoridade bancária europeia] sobre dividendos e prémios”. “E essa orientação foi a que o acionista Fundo de Resolução transmitiu ao Novo Banco. Nós, acompanhando o Fundo de Resolução, temos uma opinião muito clara sobre os prémios.”

De acordo com o Expresso, quando o Fundo de Resolução se apercebeu de que o Novo Banco se preparava para dedicar dois milhões de euros para bónus, optou por retirar o valor da transferência anual. Em vez dos 1.037 milhões solicitados pela instituição, transferiu apenas 1.035 milhões.

Mesmo perante o facto de o Novo Banco ter cumprido quase totalidade das metas acordadas com a Comissão Europeia, o Governo mostrou-se contra a atribuição dos prémios.

O pedido de Mário Centeno foi remetido para consideração pelo comité de remunerações do Novo Banco. No entanto, numa entrevista à SIC Notícias na semana passada, António Ramalho disse que os prémios de 2019 ainda podem ser pagos. “Esse valor poderá ou não ser recebido”, disse, mostrando que o pagamento ainda continua em cima da mesa.

Em setembro, o gestor disse, no Parlamento, que a discussão sobre os bónus é apenas um assunto de “contabilidade”. Agora, cabe ao governador do Banco de Portugal dar uma palavra.

Apesar de o requerimento do PAN ter sido feito com Carlos Costa no cargo, é Mário Centeno que vai sentar-se na comissão de Orçamento e Finanças, agendada para as 9h30 desta terça-feira, sobre o plano de atividades do Banco de Portugal e a auditoria ao Novo Banco, a pedido do CDS.

No requerimento do PAN lê-se que o Banco de Portugal, “como responsável pela entidade competente pela supervisão bancária”, deveria tomar “posição sobre esta decisão” e informar os deputados “sobre se pretende tomar medidas para travar esta decisão e evitar que decisões similares se repitam enquanto o Novo Banco continuar a beneficiar de injeções de dinheiros públicos”.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conclusão andam a dar premios num banco que tem defice? Quem os está a pagra são os contribuintes portugueses? A mesma situação da TAP. O que se fez? Exigiu-se a devolução? Nãooooo Paga Burros – isto é Gozar com todos nós, estamos Fartos de pagar o que não nos compete a Boys que nada fazem.

RESPONDER

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …