Ministro Centeno criticou prémios no Novo Banco. Governador Centeno é ouvido hoje no Parlamento

Nuno Fox / Lusa

Mário Centeno

Mário Centeno vai esta terça-feira ao Parlamento, enquanto governador do Banco de Portugal, para falar sobre os prémios no Novo Banco.

A gestão do Novo banco pode receber, em 2022, prémios referentes ao desempenho do banco em 2019, no valor de quase dois milhões de euros, apesar de o montante poder ainda ser reduzido.

Enquanto ministro das Finanças, Mário Centeno alertou que o banco podia recuar nessa opção. Meses depois, António Ramalho confirmou numa entrevista à SIC Notícias que o pagamento dos prémios estava em cima da mesa. Agora, chegou a vez de Mário Centeno se pronunciar enquanto governador do Banco de Portugal (BdP).

Em maior de 2020, no Parlamento, Centeno disse que “o Governo concorda com a orientação da EBA [a autoridade bancária europeia] sobre dividendos e prémios”. “E essa orientação foi a que o acionista Fundo de Resolução transmitiu ao Novo Banco. Nós, acompanhando o Fundo de Resolução, temos uma opinião muito clara sobre os prémios.”

De acordo com o Expresso, quando o Fundo de Resolução se apercebeu de que o Novo Banco se preparava para dedicar dois milhões de euros para bónus, optou por retirar o valor da transferência anual. Em vez dos 1.037 milhões solicitados pela instituição, transferiu apenas 1.035 milhões.

Mesmo perante o facto de o Novo Banco ter cumprido quase totalidade das metas acordadas com a Comissão Europeia, o Governo mostrou-se contra a atribuição dos prémios.

O pedido de Mário Centeno foi remetido para consideração pelo comité de remunerações do Novo Banco. No entanto, numa entrevista à SIC Notícias na semana passada, António Ramalho disse que os prémios de 2019 ainda podem ser pagos. “Esse valor poderá ou não ser recebido”, disse, mostrando que o pagamento ainda continua em cima da mesa.

Em setembro, o gestor disse, no Parlamento, que a discussão sobre os bónus é apenas um assunto de “contabilidade”. Agora, cabe ao governador do Banco de Portugal dar uma palavra.

Apesar de o requerimento do PAN ter sido feito com Carlos Costa no cargo, é Mário Centeno que vai sentar-se na comissão de Orçamento e Finanças, agendada para as 9h30 desta terça-feira, sobre o plano de atividades do Banco de Portugal e a auditoria ao Novo Banco, a pedido do CDS.

No requerimento do PAN lê-se que o Banco de Portugal, “como responsável pela entidade competente pela supervisão bancária”, deveria tomar “posição sobre esta decisão” e informar os deputados “sobre se pretende tomar medidas para travar esta decisão e evitar que decisões similares se repitam enquanto o Novo Banco continuar a beneficiar de injeções de dinheiros públicos”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conclusão andam a dar premios num banco que tem defice? Quem os está a pagra são os contribuintes portugueses? A mesma situação da TAP. O que se fez? Exigiu-se a devolução? Nãooooo Paga Burros – isto é Gozar com todos nós, estamos Fartos de pagar o que não nos compete a Boys que nada fazem.

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …