Centeno avisa que reversão das privatizações não está garantida

Mário Centeno, responsável pelo programa eleitoral do Partido Socialista, defende que as privatizações serão analisadas e revertidas apenas nos casos em que a decisão não prejudique o Estado.

Em entrevista à RTP3, esta quarta-feira à noite, o responsável pelo programa económico socialista defende que governo do PS só anulará os concursos de concessão a privados das empresas públicas – como as dos transportes de Lisboa e Porto, previstas nos acordos assinados com o BE e a CDU – se isso não implicar graves custos para o Estado.

“Esse princípio político da reversão [das privatizações] será sempre sujeito a uma avaliação quanto aos danos patrimoniais e orçamentais que poderá ter para o Estado”, afirmou o economista, considerando contudo que tal não constitui um ponto de conflito com o PCP, com quem isso já está assumido.

No que toca ao caso da TAP, cuja venda foi aprovada esta manhã em Conselho de Ministros, Mário Centeno garante que “ninguém em Portugal sabe exatamente como o processo chegou a este ponto”. O socialista referiu que “a informação que existe é muito escassa”, sem no entanto fazer uma análise mais aprofundada sobre o que o PS deveria fazer em relação a esta pasta se vier a formar governo.

A reversão do processo de privatização da TAP ficou de fora dos acordos com o Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes, mas está no programa de um futuro governo PS, aprovado na comissão nacional deste sábado.

No entanto, o jornal i aponta que um futuro governo PS não está disposto a acionar os mecanismos para reverter o processo e a pagar os custos implicados em indenizações aos novos donos da TAP.

Por fim, Mário Centeno garante que há condições para virar a página da austeridade, respeitando os compromissos assumidos com Bruxelas. Esta semana, em entrevista ao Financial Times, Mário Centeno tinha já afirmado que “ninguém de bom senso pode pensar em não pagar as dívidas que contraiu”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Necessito ser esclarecido, promete-se a não privatização da tap, englobado no programa de governo e afinal pelos vistos, já se sabe que poderá não ser cumprido, Portugueses acordem, antes de entrarem no verdadeiro pesadelo, porque depois poderá ser tarde de mais

  2. Um governo em gestão, não pode vender a TAP,…..
    Este é mais um crime contra Portugal e contra os portugueses.
    Este governo terá sempre de assumir todas as responsabilidades, dai decorrentes, para alem do confronto com a constituição da Republica Portuguesa.

  3. Afinal este governo de assalto que se avizinha ainda nem sequer tomou posse e já começa a fazer marcha atrás nalguns pontos, imagine-se quando lá estiverem e tiverem que tomar decisões a sério, os partiditos de apoio certamente muitos sapos vão ter que engolir, restará saber mais tarde se os votantes quer de um quer de outros estarão dispostos para manter uma vez mais o seu apoio com um voto na fraude e apenas por razões ideológicas.

  4. Resta saber se alguma vez esteve no programa do PS e no seu acordo com a restante Esquerda, que a privatização da TAP ía ser revertida… Ou se foi boato da comunicação social só porque ouviram alguém do PS dizer que isso talvez pudesse acontecer.

    Das duas uma, se o PS afirmou oficialmente que faria isto DE CERTEZA e depois recuou, então começam a meter nojo ainda nem lá sentaram a bunda. E o Presidente da República que esteja atento a isto! Se não foi uma declaração oficial do PS, então batatas… Ninguém mandou espalhar boatos.

    A questão aqui mais premenete é perceber o que realmente se passou. Será que o governo anterior ao iniciar negociações, aceitou cláusulas de indeminização choruda no caso de voltar atrás?.. Se assim foi, não poderemos condenar o eventual novo executivo por ficar de mãos atadas quanto às boas intenções de anular a privatização. Se pelo contrário, sempre souberam dessas cláusulas e mesmo assim prometeram anular a privatização… Então são uns bardamerdas.

    O mesmo se aplica às restantes privatizações.

    Digo uma coisa pelo menos: Valha-nos o facto do BE ter obrigado o PS a acordar nunca privatizar as águas. Não há maior crime do que privatizar recursos naturais e energéticos num país… E olhem que eu nunca na vida votei em partidos de Esquerda.

RESPONDER

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …