Centenas de raparigas estudantes estão a ser envenenadas no Afeganistão

Sgt. Ken Scar (U.S. Armed Forces) / wikimedia

Meninas numa escola no Afeganistão

Meninas numa escola no Afeganistão

Cerca de 700 raparigas foram envenenadas nas escolas do Afeganistão, nos últimos dias, uma vaga que é vista como uma forma de intimidação contra a educação das mulheres. Os talibãs já negaram o envolvimento no caso.

Os colégios femininos da província de Herat, no Afeganistão, estão em alerta máximo face aos envenenamentos que começaram há cerca de 10 dias.

Nesta semana já foram hospitalizadas mais 25 meninas no distrito de Guzara com problemas respiratórios que começaram quando elas chegaram à escola, conforme reporta a agência de notícias afegã Khaama Press.

No total, já cerca de 700 raparigas, com idades entre os oito e os 17 anos, de escolas diferentes foram envenenadas, de acordo com a mesma fonte.

As autoridades estão a investigar os incidentes e, para já, não há responsáveis identificados.

Os talibãs, que no passado protagonizaram incidentes deste tipo, já vieram negar quaisquer culpas pelos incidentes.

Os relatos dos locais falam na existência de fumos estranhos, suspeitando-se que esteja em causa algum gás tóxico.

No Afeganistão, os ataques a raparigas que frequentam as escolas são muito habituais. Ainda em Julho passado, um homem atirou ácido para a cara de três estudantes que contaram às autoridades que o agressor lhes disse que era “o castigo por irem à escola“.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma teoria sobre o medo que os Afegãos têm que as mulheres vão à escola. Só uma cambada de paneleiros é que tem medo que as mulheres sejam educadas e aprendam a dizer: “vai-te foder”. Por outro lado, é possível que os Afegãos saibam que, se as mulheres souberem ler e escrever, podem aprender a comprar passagens de avião, abandonar o país, e deixar para trás só os homens que entretanto, ou mudam de sexo ou sucumbem à sua paneleiragem reprimida. Estes burros esquecem que Maomé, que não sabia ler nem escrever, casou com uma mulher de negócios muito bem educada. E que se não fosse ela, as suas conversas com Deus não passariam de experiências esquizofrénicas. Aliás, atendendo a que o Corão é mais antigo que Maomé, foi provavelmente ela que o ensinou a ler e escrever a sua versão da história, o que lhe permitiu roubar os direitos autorais de qualquer outra personagem que veio antes dele.

    • Ora aqui está o comentário mais adequado à notícia desgraçada que está aí à nossa frente! a internet tem mesmo de ser o meio indicado para nos mobilizar e desmascarar aquela caterva de machos aleijados da cabeça até às patas! Que causam náuseas a Kms de distância e, mais grave ainda: é que são tão ignorantes que não se enxergam; isto é, nem percebem a figura Ridícula que fazem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …