Centenas de raparigas estudantes estão a ser envenenadas no Afeganistão

Sgt. Ken Scar (U.S. Armed Forces) / wikimedia

Meninas numa escola no Afeganistão

Meninas numa escola no Afeganistão

Cerca de 700 raparigas foram envenenadas nas escolas do Afeganistão, nos últimos dias, uma vaga que é vista como uma forma de intimidação contra a educação das mulheres. Os talibãs já negaram o envolvimento no caso.

Os colégios femininos da província de Herat, no Afeganistão, estão em alerta máximo face aos envenenamentos que começaram há cerca de 10 dias.

Nesta semana já foram hospitalizadas mais 25 meninas no distrito de Guzara com problemas respiratórios que começaram quando elas chegaram à escola, conforme reporta a agência de notícias afegã Khaama Press.

No total, já cerca de 700 raparigas, com idades entre os oito e os 17 anos, de escolas diferentes foram envenenadas, de acordo com a mesma fonte.

As autoridades estão a investigar os incidentes e, para já, não há responsáveis identificados.

Os talibãs, que no passado protagonizaram incidentes deste tipo, já vieram negar quaisquer culpas pelos incidentes.

Os relatos dos locais falam na existência de fumos estranhos, suspeitando-se que esteja em causa algum gás tóxico.

No Afeganistão, os ataques a raparigas que frequentam as escolas são muito habituais. Ainda em Julho passado, um homem atirou ácido para a cara de três estudantes que contaram às autoridades que o agressor lhes disse que era “o castigo por irem à escola“.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma teoria sobre o medo que os Afegãos têm que as mulheres vão à escola. Só uma cambada de paneleiros é que tem medo que as mulheres sejam educadas e aprendam a dizer: “vai-te foder”. Por outro lado, é possível que os Afegãos saibam que, se as mulheres souberem ler e escrever, podem aprender a comprar passagens de avião, abandonar o país, e deixar para trás só os homens que entretanto, ou mudam de sexo ou sucumbem à sua paneleiragem reprimida. Estes burros esquecem que Maomé, que não sabia ler nem escrever, casou com uma mulher de negócios muito bem educada. E que se não fosse ela, as suas conversas com Deus não passariam de experiências esquizofrénicas. Aliás, atendendo a que o Corão é mais antigo que Maomé, foi provavelmente ela que o ensinou a ler e escrever a sua versão da história, o que lhe permitiu roubar os direitos autorais de qualquer outra personagem que veio antes dele.

    • Ora aqui está o comentário mais adequado à notícia desgraçada que está aí à nossa frente! a internet tem mesmo de ser o meio indicado para nos mobilizar e desmascarar aquela caterva de machos aleijados da cabeça até às patas! Que causam náuseas a Kms de distância e, mais grave ainda: é que são tão ignorantes que não se enxergam; isto é, nem percebem a figura Ridícula que fazem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …