Centenas de raparigas estudantes estão a ser envenenadas no Afeganistão

Sgt. Ken Scar (U.S. Armed Forces) / wikimedia

Meninas numa escola no Afeganistão

Meninas numa escola no Afeganistão

Cerca de 700 raparigas foram envenenadas nas escolas do Afeganistão, nos últimos dias, uma vaga que é vista como uma forma de intimidação contra a educação das mulheres. Os talibãs já negaram o envolvimento no caso.

Os colégios femininos da província de Herat, no Afeganistão, estão em alerta máximo face aos envenenamentos que começaram há cerca de 10 dias.

Nesta semana já foram hospitalizadas mais 25 meninas no distrito de Guzara com problemas respiratórios que começaram quando elas chegaram à escola, conforme reporta a agência de notícias afegã Khaama Press.

No total, já cerca de 700 raparigas, com idades entre os oito e os 17 anos, de escolas diferentes foram envenenadas, de acordo com a mesma fonte.

As autoridades estão a investigar os incidentes e, para já, não há responsáveis identificados.

Os talibãs, que no passado protagonizaram incidentes deste tipo, já vieram negar quaisquer culpas pelos incidentes.

Os relatos dos locais falam na existência de fumos estranhos, suspeitando-se que esteja em causa algum gás tóxico.

No Afeganistão, os ataques a raparigas que frequentam as escolas são muito habituais. Ainda em Julho passado, um homem atirou ácido para a cara de três estudantes que contaram às autoridades que o agressor lhes disse que era “o castigo por irem à escola“.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma teoria sobre o medo que os Afegãos têm que as mulheres vão à escola. Só uma cambada de paneleiros é que tem medo que as mulheres sejam educadas e aprendam a dizer: “vai-te foder”. Por outro lado, é possível que os Afegãos saibam que, se as mulheres souberem ler e escrever, podem aprender a comprar passagens de avião, abandonar o país, e deixar para trás só os homens que entretanto, ou mudam de sexo ou sucumbem à sua paneleiragem reprimida. Estes burros esquecem que Maomé, que não sabia ler nem escrever, casou com uma mulher de negócios muito bem educada. E que se não fosse ela, as suas conversas com Deus não passariam de experiências esquizofrénicas. Aliás, atendendo a que o Corão é mais antigo que Maomé, foi provavelmente ela que o ensinou a ler e escrever a sua versão da história, o que lhe permitiu roubar os direitos autorais de qualquer outra personagem que veio antes dele.

    • Ora aqui está o comentário mais adequado à notícia desgraçada que está aí à nossa frente! a internet tem mesmo de ser o meio indicado para nos mobilizar e desmascarar aquela caterva de machos aleijados da cabeça até às patas! Que causam náuseas a Kms de distância e, mais grave ainda: é que são tão ignorantes que não se enxergam; isto é, nem percebem a figura Ridícula que fazem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …

New York Times divulga provas de que a Rússia bombardeou deliberadamente hospitais na Síria

O The New York Times publicou este domingo, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente …

Simone Biles torna-se na ginasta mais medalhada de sempre em Mundiais

Esta foi a quarta medalha de ouro para Biles em Estugarda, depois de ter vencido a prova por equipas, o concurso geral individual e a prova de salto. A norte-americana Simone Biles tornou-se hoje a ginasta …