Centenas de raparigas estudantes estão a ser envenenadas no Afeganistão

Sgt. Ken Scar (U.S. Armed Forces) / wikimedia

Meninas numa escola no Afeganistão

Meninas numa escola no Afeganistão

Cerca de 700 raparigas foram envenenadas nas escolas do Afeganistão, nos últimos dias, uma vaga que é vista como uma forma de intimidação contra a educação das mulheres. Os talibãs já negaram o envolvimento no caso.

Os colégios femininos da província de Herat, no Afeganistão, estão em alerta máximo face aos envenenamentos que começaram há cerca de 10 dias.

Nesta semana já foram hospitalizadas mais 25 meninas no distrito de Guzara com problemas respiratórios que começaram quando elas chegaram à escola, conforme reporta a agência de notícias afegã Khaama Press.

No total, já cerca de 700 raparigas, com idades entre os oito e os 17 anos, de escolas diferentes foram envenenadas, de acordo com a mesma fonte.

As autoridades estão a investigar os incidentes e, para já, não há responsáveis identificados.

Os talibãs, que no passado protagonizaram incidentes deste tipo, já vieram negar quaisquer culpas pelos incidentes.

Os relatos dos locais falam na existência de fumos estranhos, suspeitando-se que esteja em causa algum gás tóxico.

No Afeganistão, os ataques a raparigas que frequentam as escolas são muito habituais. Ainda em Julho passado, um homem atirou ácido para a cara de três estudantes que contaram às autoridades que o agressor lhes disse que era “o castigo por irem à escola“.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma teoria sobre o medo que os Afegãos têm que as mulheres vão à escola. Só uma cambada de paneleiros é que tem medo que as mulheres sejam educadas e aprendam a dizer: “vai-te foder”. Por outro lado, é possível que os Afegãos saibam que, se as mulheres souberem ler e escrever, podem aprender a comprar passagens de avião, abandonar o país, e deixar para trás só os homens que entretanto, ou mudam de sexo ou sucumbem à sua paneleiragem reprimida. Estes burros esquecem que Maomé, que não sabia ler nem escrever, casou com uma mulher de negócios muito bem educada. E que se não fosse ela, as suas conversas com Deus não passariam de experiências esquizofrénicas. Aliás, atendendo a que o Corão é mais antigo que Maomé, foi provavelmente ela que o ensinou a ler e escrever a sua versão da história, o que lhe permitiu roubar os direitos autorais de qualquer outra personagem que veio antes dele.

    • Ora aqui está o comentário mais adequado à notícia desgraçada que está aí à nossa frente! a internet tem mesmo de ser o meio indicado para nos mobilizar e desmascarar aquela caterva de machos aleijados da cabeça até às patas! Que causam náuseas a Kms de distância e, mais grave ainda: é que são tão ignorantes que não se enxergam; isto é, nem percebem a figura Ridícula que fazem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …