/

A censura chegou a outro nível: agora um personagem não pode tomar banho

9

Têm-se acumulado casos que têm deixado comunidades de leitores em choque: reescrever livros. Eis mais um caso duvidoso – mas diferente.

Os já famosos “leitores de sensibilidade” – que também existem em Portugal – têm alterado livros.

Não as capas, não as bananas, não o formato. Há conteúdos de livros reescritos, nos últimos tempos.

Alguns deles obras clássicas. Alteram-se palavras ou cortar frases inteiras.

Livros infantis escritos por Roald Dahl ganharam uma versão, onde “gordo” passa a “enorme” e quem é “feio e burro” passa a ser apenas “burro” por exemplo.

Obras de Ian Fleming, responsável pelo famoso personagem James Bond, também foram alteradas. Descrições raciais foram apagadas, pilotos negros passaram a ser “ex-condutores”.

Agatha Cristie veria serem retiradas as suas descrições eventualmente ofensivas.

Há quem defenda que estas são consequências de uma “fatia” de um público activista, influente nas redes sociais, que quer “mudar o mundo”.

Dos Estados Unidos da América chega o exemplo mais recente. Este particularmente caricato.

Guess What? é um livro de Mem Fox, escrito sobretudo para crianças. Foi escrito já em 1988 e, a certa altura, aparece um momento da rotina da bruxa O’Grady: tomar banho.

E guess what? Adivinhem só: esse livro foi proibido no condado Duval, Florida.

Por causa da imagem que mostra a bruxa a tomar banho.

Mas esta proibição surge noutro contexto: o famoso governador da Flórida, Ron DeSantis, proibiu distribuir “qualquer imagem, fotografia ou desenho de uma pessoa ou parte do corpo humano que represente nudez, conduta sexual ou excitação sexual que seja prejudicial a menores”.

Após a publicação dessa lei, só nos últimos dois anos foram retirados mais de 500 livros, das bibliotecas das escolas da Flórida.

A autora deu uma resposta curiosa ao  The Guardian: “Duval é um condado de 997.000 pessoas na Flórida. Não é importante“.

O governador republicano Ron DeSantis assinou um projecto-lei que determina que as universidades locais não podem gastar fundos em programas de diversidade, igualdade e inclusão.

Ron DeSantis pode ser o próximo presidente dos EUA.

ZAP //

9 Comments

      • Queria que fosse verdade. Infelizmente é só o que existe, esquerda x direita em uma guerra de egos e proibições em busca do poder, sem nexo nem perspectiva de que venha a ter bons resultados de verdade.

      • Fazem-nos crer que sim, que lutam entre eles, mas no fundo tem as mesmas políticas.
        E actualmente, a suposta esquerda ainda é a que censura mais. Não se pode dizer nada nem fazer nada que fere as susceptibilidades de meia duzia e não é politicamente correcto

      • Concordo em gênero, número e grau.
        A única ressalva que eu faço é que não, eles não querem nos fazer crer que lutam entre eles. Eles lutam entre eles DE FATO, e isso torna as coisas ainda piores.

  1. A estupidez humana não para de me surpreender. A realidade começa a ultrapassar a ficção em tantos aspectos. este é aenas um deles, onde meia duzia de idiotas conseguiram impingir a sua vontade a toda a humanidade . Ridiculo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.