Cenário macabro em França: cavalos estão a ser mutilados e mortos sem qualquer razão evidente

PhotoPQR / L’Yonne Républicaine / Antoine Compigne

Nicolas Demajean foi ferido num braço por um dos agressores

Desde fevereiro que se têm registado, em França, casos de animais que são mutilados e mortos. Normalmente, cortam-lhes uma orelha, mas há animais aos quais também são cortados os órgãos genitais. Pelo país, há quem já fale em rituais satânicos. A polícia francesa já prendeu um homem sob suspeita de mutilar cavalos.

Cavalos, póneis e burros têm sido atacados, mutilados e até mortos em todo o país. As autoridades ainda desconhecem o que motiva os atos macabros, mas anunciaram esta segunda-feira, a detenção de um homem de 50 anos que pode estar ligado aos incidentes. De acordo com o The Guardian, o homem foi detido depois de uma imagem gerada pelo seu computador começar a circular.

Mais de 30 cavalos sofreram ataques ao longo deste ano. Alguns foram até esfaqueados e estripados. A maioria dos animais é encontrada com – pelo menos – uma orelha cortada, mas há outros que são encontrados em situações de extrema violência, adianta a revista Sábado.

As forças de segurança acreditam que várias pessoas estão envolvidas, e há especulações de que possam ser motivadas por rituais satânicos ou cultos.

As autoridades de Yonne construíram uma imagem do suspeito com o testemunho de Nicolas Demajean, o dono de uma quinta, cujas instalações foram atacadas em agosto. Segundo o Le Parisién, Demajean ficou ferido ao tentar enfrentar os dois agressores, que acabaram por mutilar dois póneis com facas, e mutilaram um cavalo.

De acordo com a Sábado, também Remy Marehcal, um ferreiro de Preux-au-Bois, encontrou um pónei sem um olho, e dois cavalos feridos em agosto. “Primeiro, pensei que fosse acidental. Disse para mim mesmo – “numa vila tão pequena quanto esta, não pode ser possível’, lamentando os acontecimentos.

A polícia aconselhou as pessoas que têm cavalos a estarem atentas às propriedades e avisarem as autoridades sobre comportamentos suspeitos.

A situação já levou à intervenção de dois ministros, Gerald Darmanin (Ministro do Interior) e Julien Denormandie (Ministro da Agricultura), que vão reunir-se com vários criadores de cavalos e investigadores para discutir uma forma de pôr fim a este cenário.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos detetam "oceano" invisível de matéria escura a girar fora da Via Láctea

Um misterioso rastro de estrelas, agitado por uma galáxia que deve colidir com a Via Láctea, pode estar prestes a desvendar os mistérios da matéria escura. Uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados …

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …