Cenário macabro em França: cavalos estão a ser mutilados e mortos sem qualquer razão evidente

PhotoPQR / L’Yonne Républicaine / Antoine Compigne

Nicolas Demajean foi ferido num braço por um dos agressores

Desde fevereiro que se têm registado, em França, casos de animais que são mutilados e mortos. Normalmente, cortam-lhes uma orelha, mas há animais aos quais também são cortados os órgãos genitais. Pelo país, há quem já fale em rituais satânicos. A polícia francesa já prendeu um homem sob suspeita de mutilar cavalos.

Cavalos, póneis e burros têm sido atacados, mutilados e até mortos em todo o país. As autoridades ainda desconhecem o que motiva os atos macabros, mas anunciaram esta segunda-feira, a detenção de um homem de 50 anos que pode estar ligado aos incidentes. De acordo com o The Guardian, o homem foi detido depois de uma imagem gerada pelo seu computador começar a circular.

Mais de 30 cavalos sofreram ataques ao longo deste ano. Alguns foram até esfaqueados e estripados. A maioria dos animais é encontrada com – pelo menos – uma orelha cortada, mas há outros que são encontrados em situações de extrema violência, adianta a revista Sábado.

As forças de segurança acreditam que várias pessoas estão envolvidas, e há especulações de que possam ser motivadas por rituais satânicos ou cultos.

As autoridades de Yonne construíram uma imagem do suspeito com o testemunho de Nicolas Demajean, o dono de uma quinta, cujas instalações foram atacadas em agosto. Segundo o Le Parisién, Demajean ficou ferido ao tentar enfrentar os dois agressores, que acabaram por mutilar dois póneis com facas, e mutilaram um cavalo.

De acordo com a Sábado, também Remy Marehcal, um ferreiro de Preux-au-Bois, encontrou um pónei sem um olho, e dois cavalos feridos em agosto. “Primeiro, pensei que fosse acidental. Disse para mim mesmo – “numa vila tão pequena quanto esta, não pode ser possível’, lamentando os acontecimentos.

A polícia aconselhou as pessoas que têm cavalos a estarem atentas às propriedades e avisarem as autoridades sobre comportamentos suspeitos.

A situação já levou à intervenção de dois ministros, Gerald Darmanin (Ministro do Interior) e Julien Denormandie (Ministro da Agricultura), que vão reunir-se com vários criadores de cavalos e investigadores para discutir uma forma de pôr fim a este cenário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …