Cem milhões de raparigas não sabem ler

GlobalPartnership for Education / Flickr

-

Cerca de 100 milhões de raparigas de países pobres e médios não sabem ler, revelou hoje a UNESCO, instando à colocação da igualdade de género no centro da nova agenda mundial do desenvolvimento.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) sublinhou o “grave desequilíbrio entre os géneros” de que padece a educação à escala mundial, na abertura, hoje, da 58.ª sessão da Comissão do Estatuto Jurídico e Social da Mulher.

Dados de 2011 indicam que só 60 por cento dos países alcançaram a paridade no ensino básico e 38 por cento no ensino secundário.

Essas percentagens caem para 20 e 10 por cento, respetivamente, no caso dos países de baixos rendimentos.

De acordo com a UNESCO, as meninas dos países árabes são as que se encontram em pior situação, seguidas das da Ásia meridional e ocidental e da África Subsaariana.

“Com as tendências atuais, prevê-se que só 70 por cento dos países terá alcançado a paridade no ensino primário em 2015 e unicamente 56 por cento o terá conseguido no segundo ciclo do ensino secundário”, indicou a agência especializada da ONU em comunicado.

Segundo um relatório concluído entre 2013 e 2014, até 175 milhões de jovens de países em desenvolvimento não sabem ler e, deles, 61 por cento são mulheres.

A UNESCO frisou, por isso, a necessidade de consagrar a promoção da igualdade, especialmente no âmbito educativo, como objetivo fulcral da nova agenda do desenvolvimento.

“É simplesmente intolerável que as meninas fiquem para trás. Para as meninas pobres, a educação é uma das vias mais poderosas para um futuro melhor, que as ajudará a escapar ao círculo vicioso da pobreza”, afirma, no documento, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …