CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens.

“Temos uma proposta muito forte para o interior, com um verdadeiro estatuto de benefício fiscal para o interior. Queremos que, quem mora no interior do país e quem tem as dificuldades de estar longe do litoral e dos grandes centros, deve poder ter benefícios“, defendeu a líder, no decorrer de uma visita à Feira de São Mateus, em Viseu.

Entre estes benefícios, Assunção Cristas destacou três exemplos: “poder pagar metade de IRS, as empresas devem pagar 10% do IRC e deve haver descontos nas portagens”.

“É um pacote que tem de ser negociado com Bruxelas, mas que precisa de vontade política para que possa ver a luz do dia. O CDS já o apresentou na última legislatura e infelizmente foi rejeitado, mas continua a ser uma grande bandeira do CDS neste programa eleitoral”, assumiu.

A líder revelou a “grande preocupação” do partido com as questões do interior, como a agricultura ou a água, uma vez que o objetivo, com os compromissos assumidos, é “libertar as pessoas, às vezes, de um estado que as oprime e dar-lhes condições para sonharem e concretizarem os seus sonhos e os seus projetos familiares, pessoais e profissionais e de vida”.

“Precisamos de apostar nas adaptações às alterações climáticas e, por isso, temos de ter uma lei do clima que olhe, por exemplo, para os investimentos que é preciso fazer na área da água e para esta região que são extraordinariamente importantes, porque sabemos como Viseu, ainda no ano passado, teve dificuldades no abastecimento da água”, lembrou.

Preocupações que têm sido levadas ao Parlamento pelo único deputado do CDS/PP, Hélder Amaral, eleito pelo círculo de Viseu que, distrito que até à data elegia nove deputados e, nestas eleições de 6 de outubro, elege oito assentos parlamentares.

Sabemos que é difícil eleger, quando os círculos eleitorais elegem poucos deputados. Se estivermos a falar de dois, três, quatro ou cinco deputados é difícil, mas não é por isso que nós deixamos de ter uma voz muito ativa e muito firme em defesa do interior do país”, considerou a líder do partido.

Neste sentido, não poupou elogios ao deputado e disse que o partido está a trabalhar para o manter no Parlamento, uma vez que acredita que “o Parlamento ficará muito mais pobre se não tiver o Hélder Amaral com uma voz sempre ativa e combativa a defender o interior” do país.

“Aqui em Viseu queremos manter o nosso deputado, sabemos que é preciso termos o Hélder Amaral para com convicção, com propriedade, com conhecimento de causa levar as preocupações do interior do país e debater-se por um verdadeiro estatuto de benefício fiscal para o interior, bater-se pelo alteamento da Barragem de Fagilde“, exemplificou.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em direto: Portugal vs França

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …

IGAI abre processo ao protesto do Movimento Zero. Manifestante fez a saudação fascista

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta terça-feira, que abriu um processo administrativo à manifestação dos elementos das forças de segurança que pertencem ao Movimento Zero, tendo pedido informações à Polícia de Segurança Pública …

Iniciativa Liberal garante que sardinhada de S. João é um “jantar como outro qualquer”

O evento foi divulgado ontem no Facebook mas acabou por ser retirado ao fim da tarde da página do partido para não gerar “más interpretações”. Ao contrário do “Arraial Liberal”, que se realizou em Lisboa, …

Membros do comando saudita que assassinou Khashoggi foram treinados nos EUA

Os quatro membros do comando que matou o jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018, terão recebido formação paramilitar nos Estados Unidos. O jornal norte-americano The New York Times noticiou, na terça-feira, que quatro membros do comando …

Homem de etnia cigana morre após polícia pressionar joelho no seu pescoço. Caso já é comparado ao de Floyd

O caso ocorreu na República Checa. Um homem de etnia cigana morreu depois de um polícia ter pressionado o joelho sobre o seu pescoço durante vários minutos. A vítima, Stanislav, de 40 anos, viria a …

Relatório dos Sistemas de Saúde arrasa gestão da pandemia

O Relatório de Primavera 2021, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, critica a gestão da pandemia em Portugal, salientando que "não estamos a aprender ainda, com a experiência da pandemia, aquilo que seria necessário …