CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens.

“Temos uma proposta muito forte para o interior, com um verdadeiro estatuto de benefício fiscal para o interior. Queremos que, quem mora no interior do país e quem tem as dificuldades de estar longe do litoral e dos grandes centros, deve poder ter benefícios“, defendeu a líder, no decorrer de uma visita à Feira de São Mateus, em Viseu.

Entre estes benefícios, Assunção Cristas destacou três exemplos: “poder pagar metade de IRS, as empresas devem pagar 10% do IRC e deve haver descontos nas portagens”.

“É um pacote que tem de ser negociado com Bruxelas, mas que precisa de vontade política para que possa ver a luz do dia. O CDS já o apresentou na última legislatura e infelizmente foi rejeitado, mas continua a ser uma grande bandeira do CDS neste programa eleitoral”, assumiu.

A líder revelou a “grande preocupação” do partido com as questões do interior, como a agricultura ou a água, uma vez que o objetivo, com os compromissos assumidos, é “libertar as pessoas, às vezes, de um estado que as oprime e dar-lhes condições para sonharem e concretizarem os seus sonhos e os seus projetos familiares, pessoais e profissionais e de vida”.

“Precisamos de apostar nas adaptações às alterações climáticas e, por isso, temos de ter uma lei do clima que olhe, por exemplo, para os investimentos que é preciso fazer na área da água e para esta região que são extraordinariamente importantes, porque sabemos como Viseu, ainda no ano passado, teve dificuldades no abastecimento da água”, lembrou.

Preocupações que têm sido levadas ao Parlamento pelo único deputado do CDS/PP, Hélder Amaral, eleito pelo círculo de Viseu que, distrito que até à data elegia nove deputados e, nestas eleições de 6 de outubro, elege oito assentos parlamentares.

Sabemos que é difícil eleger, quando os círculos eleitorais elegem poucos deputados. Se estivermos a falar de dois, três, quatro ou cinco deputados é difícil, mas não é por isso que nós deixamos de ter uma voz muito ativa e muito firme em defesa do interior do país”, considerou a líder do partido.

Neste sentido, não poupou elogios ao deputado e disse que o partido está a trabalhar para o manter no Parlamento, uma vez que acredita que “o Parlamento ficará muito mais pobre se não tiver o Hélder Amaral com uma voz sempre ativa e combativa a defender o interior” do país.

“Aqui em Viseu queremos manter o nosso deputado, sabemos que é preciso termos o Hélder Amaral para com convicção, com propriedade, com conhecimento de causa levar as preocupações do interior do país e debater-se por um verdadeiro estatuto de benefício fiscal para o interior, bater-se pelo alteamento da Barragem de Fagilde“, exemplificou.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …