CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens.

“Temos uma proposta muito forte para o interior, com um verdadeiro estatuto de benefício fiscal para o interior. Queremos que, quem mora no interior do país e quem tem as dificuldades de estar longe do litoral e dos grandes centros, deve poder ter benefícios“, defendeu a líder, no decorrer de uma visita à Feira de São Mateus, em Viseu.

Entre estes benefícios, Assunção Cristas destacou três exemplos: “poder pagar metade de IRS, as empresas devem pagar 10% do IRC e deve haver descontos nas portagens”.

“É um pacote que tem de ser negociado com Bruxelas, mas que precisa de vontade política para que possa ver a luz do dia. O CDS já o apresentou na última legislatura e infelizmente foi rejeitado, mas continua a ser uma grande bandeira do CDS neste programa eleitoral”, assumiu.

A líder revelou a “grande preocupação” do partido com as questões do interior, como a agricultura ou a água, uma vez que o objetivo, com os compromissos assumidos, é “libertar as pessoas, às vezes, de um estado que as oprime e dar-lhes condições para sonharem e concretizarem os seus sonhos e os seus projetos familiares, pessoais e profissionais e de vida”.

“Precisamos de apostar nas adaptações às alterações climáticas e, por isso, temos de ter uma lei do clima que olhe, por exemplo, para os investimentos que é preciso fazer na área da água e para esta região que são extraordinariamente importantes, porque sabemos como Viseu, ainda no ano passado, teve dificuldades no abastecimento da água”, lembrou.

Preocupações que têm sido levadas ao Parlamento pelo único deputado do CDS/PP, Hélder Amaral, eleito pelo círculo de Viseu que, distrito que até à data elegia nove deputados e, nestas eleições de 6 de outubro, elege oito assentos parlamentares.

Sabemos que é difícil eleger, quando os círculos eleitorais elegem poucos deputados. Se estivermos a falar de dois, três, quatro ou cinco deputados é difícil, mas não é por isso que nós deixamos de ter uma voz muito ativa e muito firme em defesa do interior do país”, considerou a líder do partido.

Neste sentido, não poupou elogios ao deputado e disse que o partido está a trabalhar para o manter no Parlamento, uma vez que acredita que “o Parlamento ficará muito mais pobre se não tiver o Hélder Amaral com uma voz sempre ativa e combativa a defender o interior” do país.

“Aqui em Viseu queremos manter o nosso deputado, sabemos que é preciso termos o Hélder Amaral para com convicção, com propriedade, com conhecimento de causa levar as preocupações do interior do país e debater-se por um verdadeiro estatuto de benefício fiscal para o interior, bater-se pelo alteamento da Barragem de Fagilde“, exemplificou.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …